Alertas

Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, muda de nome nesta segunda-feira

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do país por onde passam cerca de 15 milhões de passageiros anualmente, passou a se chamar Aeroporto Deputado Freitas Nobre, nesta segunda-feira(19).

A homenagem está estabelecida na Lei 13.450/2017, sancionada pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União na data de hoje. A nova lei origina-se do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 89/2012, do ex-deputado João Bittar. O PLC foi aprovado pelo Senado no dia 25 de maio de 2017 e a lei já entrou em vigor.


Mas quem foi Freitas Nobre?

Nós também não conhecíamos a figura, pesquisamos e descobrimos que José de Freitas Nobre, foi um advogado, jornalista, professor e político brasileiro, nascido em 1921 na capital cearense, Fortaleza.

Ficou famoso por sua luta pela redemocratização do Brasil. Foi vice-prefeito de São Paulo e, vítima de perseguição política no período pós-1964, por isso, exilou-se na França.

Retornou ao Brasil em 1967, voltou à vida pública, onde conquistou seis mandatos consecutivos de deputado federal. Sua atuação política foi dedicada, em especial, à luta pela anistia e pelo movimento “Diretas Já”. Freitas Nobre faleceu em São Paulo em 1990.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a vida de Freitas Nobre, conte-nos o que achou da mudança, comente!

– Com informações de Agência Senado: www12.senado.leg.br

Deixe um comentário