217 países estabeleceram restrições de entrada para brasileiros, segundo levantamento
Devido à situação da pandemia da COVID-19 no Brasil, os brasileiros só podem entrar em sete países sem enfrentar restrições ou enfrentar restrições leves.
O medo da nova variante encontrada em Manaus e o aumento significativo de óbitos e de casos de coronavírus levaram diversos governos a tomarem medidas para reduzir o número de viajantes do Brasil ou proibi-los por completo.
De acordo com um levantamento do Skyscanner, 217 países definiram restrições de entrada aos brasileiros ou pessoas vindas do Brasil. Destes, 114 países têm restrições rígidas. Entre eles, estão alguns dos destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros, como Estados Unidos, Argentina, Chile, França, Reino Unido e Itália.
Quais países não definiram restrições?
Os países que permitem a entrada de brasileiros sem quaisquer restrições ou restrições leves são México, Afeganistão, República Centro Africana, Albânia, Costa Rica, Tailândia e Tonga. Entende-se por “restrições leves” aquelas que permitem a entrada de brasileiros após um período de quarentena ou a apresentação de visto de turista.
Quais são os países com restrições moderadas?
Algumas nações colocaram restrições moderadas aos passageiros vindos do Brasil. Essas consistem na apresentação de um resultado negativo do exame RT-PCR para COVID-19 ou a realização de exames médicos após a aterrissagem.
São elas: Ilhas Maldivas, África do Sul, Montenegro, Egito, Albânia, Costa Rica, Cuba, Nauru, República Centro Africana e Tonga. A Costa Rica ainda exige que brasileiros apresentem seguro viagem com cobertura para a COVID-19.
Bolívia, Paraguai e Equador não proibiram a entrada de brasileiros, mas exigem a apresentação do resultado negativo do teste para a COVID-19 e quarentena obrigatória na chegada ao país.
Quais países com restrições rígidas?
A Colômbia, Venezuela, Peru, Suriname, Argentina, Japão, China, Austrália, Índia e França suspenderam os voos vindos do Brasil. Chile e Uruguai também estão com restrições de entrada, mas não somente para os brasileiros.
Nos Estados Unidos, quem esteve no Brasil nos últimos 14 dias não pode adentrar o país. Uma medida semelhante está em vigor no Reino Unido. A diferença é que quem esteve no Brasil nos últimos 10 dias antes da viagem ao país não têm a entrada permitida.
Na União Europeia, as exceções são feitas para brasileiros que tenham dupla nacionalidade europeia ou que sejam residentes legais.
Via: G1.