3 dicas de segurança para não cair em golpes digitais e viajar em paz

As compras de viagem tendem a aumentar no período de festas de fim de ano. Grande parte das pessoas querem garantir a sua viagem de Natal, Ano Novo ou férias de verão. Consequentemente, a oferta de passagens aéreas, pacotes de viagem e outros produtos crescem para responder à essa demanda.

Infelizmente, os golpes também costumam crescer nesses períodos, especialmente na internet. No meio digital, viajantes ávidos por ofertas podem cair em golpes em sites maliciosos, contas em redes sociais e indivíduos mal-intencionados no WhatsApp ou Telegram.

Adquirir um serviço de viagem fraudulento ou cair em um golpe, além de causar prejuízo financeiro, gera preocupação, ansiedade e estresse em um período que deveria ser leve.

Como evitar golpes de viagens em transações online

Para ajudar viajantes a efetuarem compras com segurança e aproveitarem as tão almejadas viagens de fim de ano com tranquilidade, compilamos, neste post, dicas de especialistas em compras e segurança digital.

Sempre faça compras em sites conhecidos

Sites conhecidos e bem utilizados por outros viajantes são mais confiáveis em comparação a sites pouco conhecidos. Antes de efetuar uma compra em um site pouco popular, confira se todas as informações sobre os pacotes de viagem ou passagens aéreas são compatíveis com o que normalmente se encontra no mercado.

Entre as plataformas consideradas confiáveis para compras online estão os sites das companhias aéreas Azul, GOL, LATAM, JetSmart, Flybondi, etc; de agências de viagens, como a CVC; e plataformas de viagens amplamente usadas por viajantes, como a Decolar.com, ViajaNet, Booking.com, Airbnb e mais.

Ainda assim viajantes podem se deparar com situações desagradáveis, como, por exemplo, o caso do Hurb, que não conseguiu responder a demanda de pacotes vendidos durante a pandemia e prejudicou centenas de clientes. Por se tratar de uma empresa regulamentada, no entanto, viajantes conseguem ir atrás de seus direitos e receber indenizações, ainda que leve tempo.

Desconfie de ofertas “milagrosas”

É comum golpes anunciarem ofertas incríveis para atrair a atenção de viajantes em busca de ofertas de viagem. Desconfie quando os preços forem extremamente baratos ou quando as condições forem demasiadamente convenientes.

Procure sempre as opções disponíveis em outros sites e empresas para ter certeza de que aquela promoção incrível condiz com a realidade do mercado de turismo. Observar as reclamações deixadas no Reclame Aqui e quanto tempo a empresa demorou para resolver o problema é um jeito de avaliar a seriedade da organização.

Dê preferência para o cartão de crédito

Os cartões de crédito normalmente têm sistemas de segurança mais robustos, como criptografias e autenticação de duas etapas. Em caso de fraude, muitos emissores de cartão oferecem proteção ao consumidor e reembolsam transações fraudulentas.

Entretanto, o PIX também possui suas próprias medidas de segurança, como autenticação biométrica e criptografia. Ainda assim, especialistas apontam que o cartão de crédito é mais seguro para se fazer transações online. Viajantes também podem usar o cartão online gerado pelo banco em vez do físico.

Leia também
3 dicas para planejar viagens, economizar e aproveitar as férias de verão em São Paulo

O Procon-SP compartilhou algumas dicas de viagem para São Paulo para quem pretende aproveitar o…

Hotéis perto do Festival Mada 2024

O Festival Mada 2024 já tem datas: entre os dias 18 e 19 de outubro…

Hotéis perto do Primavera Sound São Paulo 2024

O Primavera Sound São Paulo 2024 está marcado para os dias 30 de novembro e…

Sair da versão mobile