Quase todo mundo tem uma viagem dos sonhos – aquele destino, seja nacional ou internacional, que ocupa a cabeça, acelera o coração e desperta a curiosidade de desbravar o novo.
Para tornar esse sonho realidade, no entanto, é preciso saber planejar uma viagem até os mínimos detalhes, como transporte, alimentação, hospedagem, orçamento, passeios, compras e muito mais.
Pensando nisso, criamos um guia para ajudar viajantes a organizarem bem as suas viagens e transformá-las em experiências inesquecíveis. As dicas, embora úteis, são flexíveis e podem ser modificadas conforme as necessidades de cada viajante.
#1 Pesquise tudo sobre o destino
Assim que decidir o local que deseja conhecer e quantos dias terá para passear, comece a pesquisa sobre o destino. Pesquise sobre o clima, que tipo de roupas as pessoas costumam usar, como é a segurança e a culinária local, e detalhes relacionados aos habitantes locais.
Estas dicas são ainda mais importantes quando o destino é internacional. Quando o país apresenta uma cultura muito diferente da nossa, é dever do viajante se informar sobre costumes e hábitos. Desse modo, você não desrespeita ninguém e não corre o risco de estragar a sua própria experiência no exterior.
Por exemplo, em alguns países do oriente, você precisa usar certas roupas para adentrar os templos religiosos. Em outros, é considerado falta de respeito recusar comida, independente do quão diferente for da sua. É bom saber tudo isso de antemão, né?
#2 Selecione acomodações possíveis
Mesmo se não tiver ideia ainda dos pontos turísticos e passeios que deseja fazer, já dê uma olhada em acomodações pelo destino. Se está com orçamento apertado, procure um hostel com boa recomendação de hóspedes. Estas formas de hospedagem costumam lotar rapidamente devido à alta procura, por isso, é preciso ficar de olho.
Se você está com a ideia de um destino na cabeça há muito tempo, mas ainda não teve oportunidade de conhecer, dê uma “planejada” sem visar prazo. Assim, você vai descobrindo com calma quais são as melhores acomodações disponíveis em cada época do ano.
- Sugestões: 8 hotéis e resorts para se hospedar em 2023
#3 Fique de olho nos trajetos
Algo que você precisa ter em mente sempre é a distância entre uma atração turística e outra e entre a sua acomodação. Esta informação possibilita o planejamento de quais e quantos locais deverão ser visitados por dia.
Às vezes, a área que queremos conhecer é afastada do hotel ou de outro ponto turístico. Esse deslocamento, além de ter um custo mais elevado, consome tempo da sua viagem. Ou seja, se você não se ligar nesse detalhe, pode deixar passar locais bacanas.
Quem prefere passear de transporte público local deve estar ainda mais atento, pois essa forma de locomoção costuma ser mais devagar. Deixe os locais que considera imperdível para conhecer primeiro e, preferencialmente, em uma manhã ou tarde apenas para ele. Preste atenção no horário de funcionamento de cada atração turística para não chegar tarde demais.
- Confira também! Férias de Julho 2023: 7 destinos para viajar com crianças
Uma ferramenta ótima para fazer essa consulta é o próprio Google. Na parte de Mapas é possível ver o trajeto entre dois ou mais locais, incluindo rotas de diferentes durações e valores. Esta é uma maneira eficaz de “prever” como será a sua viagem.
#4 Calcule os gastos
Esta parte é impossível de esquecer, não é? Ainda assim, tem gente que acaba levando uma quantia inadequada de dinheiro nas viagens e passando perrengue. Este erro é ainda pior quando é cometido em terras estrangeiras.
Portanto, não deixe de fazer um pequeno orçamento. Calcule quanto você tem para gastar com acomodação, alimentação, passeios e transporte. Leve também em consideração as compras de lembrançinhas e outros objetos que você queira levar para casa.
Tenha sempre algo para anotar os gastos durante a viagem e controlar as despesas. Pode ser um caderninho, um bloco de notas ou um aplicativo de bloco de notas. Você também pode conferir os gastos no aplicativo do seu banco, se preferir.
#5 Faça as malas
As regulamentações de bagagens mudaram muito nos últimos anos no Brasil tanto em voos nacionais quanto internacionais. Companhias aéreas de países que aceitavam duas malas de 32 quilos, como os Estados Unidos, agora aceitam apenas duas de 23 quilos, limitando a quantidade de compras.
Leia com atenção as regras de cada empresa para não encontrar surpresas após aterrissar no destino. Se for viajar para vários países e as regras se modificarem de um aeroporto para outro, opte por levar o menos possível.
Muita gente sente aquela ansiedade no peito na hora de separar roupas e objetos de higiene pessoal, mas sofrer por antecedência não é necessário. Qualquer coisa, você pode comprar um substituto mais barato e descartável no destino. É o caso de roupas para o inverno pesado, por exemplo.
Chegando no destino, você pode comprar uma bota, calça ou casaco próprio para o clima em um preço mais acessível e deixar lá. Se já tiver as peças em casa, melhor ainda! Não vai precisar se preocupar com nada, apenas desfrutar da temperatura mais agradável.
- Sinta a paz: 8 hotéis fazenda para se hospedar em 2023
E quando tiver promoções relâmpagos?
Esse tipo de promoção nos pega de surpresa. Mesmo quando estamos planejando viajar em algum feriado e de olho nas companhias aéreas, algumas oportunidades acabam escapando.
Aproveite quando encontrar uma promoção incrível para o destino almejado, sonhado e desejado por você. A maioria dessas ofertas possui um limite de até meses para viajar. Esta flexibilidade garante um período de planejamento e modificações de férias, ou quaisquer preparativos necessários, antes de embarcar.
Caso você tenha disponibilidade, não deixe de conferir com frequência as promoções relâmpagos para conseguir o melhor preço para a sua viagem.
Assim, você consegue viajar com tranquilidade e dinheiro o suficiente para gastar no destino em vez de com a passagem aérea. Os preços destas costumam ser impedimento para muitos viajantes.
Esperamos que nossas dicas possam ajudá-lo a ter viagens livre de estresse. Se não conseguir seguir seu planejamento à risca, não se desespere! Ter um plano é bom para aproveitar ao máximo cada horário livre do seu dia enquanto estiver viajando. Porém, não é preciso se apegar a ele ao ponto de não curtir a viagem se houver mudanças, ok?
Boa viagem!