Já parou para pensar em suas experiências de viagem?
Além de proporcionar o encontro com lugares deslumbrantes e promover o descanso, as viagens podem agregar valor à vida dos viajantes de uma forma bastante significativa.
O conceito de ‘turismo de experiência’ visa proporcionar vivências diferentes daquelas tipicamente procuradas por viajantes. É sair do lugar comum, onde se viaja somente para descansar na praia e contemplar paisagens. A Airbnb, agência virtual de hospedagens, divulga muito este conceito.
Veja 5 experiências de viagem bacanas para experimentar em sua próxima viagem!
1. Fazer uma aula
Que tal dedicar um dia para aprender uma habilidade nova? Alguns destinos turísticos oferecem aulas de culinária, de costura e de yoga. Aulas breves de surf, caiaque e outros esportes também são uma alternativa para quem quer ter uma experiência única, especialmente em meio a uma paisagem de tirar o fôlego.
2. Passeio turístico com moradores locais
Os moradores locais levam os turistas para conhecer pontos turísticos “reservados” e escondidos de multidões. São guias ‘informais’ cujo conhecimento da região onde moram é amplo. Para viajantes, é uma alternativa barata para ter outra visão do local visitado.
As tours geralmente são feitas a pé e apresentam temas diferentes! Podem ser de atrativos, restaurantes, baladas e trilhas. Além de conhecer o destino através de uma perspectiva diferente, você ajuda os locais.
3. Acampamento
Acampar já é uma experiência muito popular entre viajantes. Porém, você já pensou em acampar no topo de uma montanha para ver o nascer do sol? Ou armar barraca para passar a noite observando as estrelas?
Muitos destinos possibilitam formas únicas de acampar e ficar mais próximo à natureza. Nas Cataratas do Niágara, no lado americano, por exemplo, os viajantes podem acampar em uma aérea reservada especialmente para tal!
4. Tours em fábricas e museus
Tem alguma excursão interessante para onde você vai? Que tal marcá-la? Você pode descobrir como fazer cerveja com um produtor local ou experimentar os melhores vinhos de uma vinícola rústica. Pequenos museus criados para contar a história de uma área do destino ou de um morador inspirador também são opções de passeios bacanas.
5. Festivais
Aproveite para viajar quando um festival estiver acontecendo no destino. Pode ser um festival de verão, de música, de artes ou de literatura. As possibilidades são infinitas! A dica é escolher cidades pequenas cujas tradições são fortes para experimentar uma rica cultura em primeira mão e gastando pouco.