6 destinos turísticos para mergulhar (e se apaixonar) na cultura brasileira

O Ministério do Turismo compartilhou as cidades brasileiras consideradas as ‘capitais nacionais’ da cultura, história e tradição. São destinos situados em diversas regiões do Brasil, os quais preservam práticas culturais que, entre outros benefícios, enriquece o turismo local.

Por que não fugir das rotas tradicionais do turismo e conhecer essas encantadoras cidades? Alguns desses destinos nem são tão fora dos roteiros tradicionais assim, como é o caso de São Luís, capital do Maranhão e Capital Nacional do Bumba Meu Boi.

Esta figura folclórica é celebrada em diferentes épocas do ano, mas, especialmente, durante o mês junho, quando a cidade é tomada por festejos juninos. Viajantes podem conferir as animadas celebrações ao optarem por passar o São João no destino. Este é, ainda, um ótimo período para dar uma passada nos Lençóis Maranhenses.

Lençóis Maranhenses

As práticas culturais e folclóricas de Parintins, no Amazonas, são bem conhecidas nacionalmente. A cidade, conhecida como a Capital Nacional do Boi Bumbá, é marcada pela eterna “rivalidade” entre as agremiações Boi Garantido e Boi Caprichoso.

Durante o Festival Folclórico de Parintins, realizado no último fim de semana de junho, são realizadas dramáticas apresentações teatrais, musicais e de dança. Tudo isso com a cidade divertida em duas cores: vermelho, a cor do Boi Garantido, e azul, a cor do Boi Caprichoso.

Festival Folclórico de Parintins – Foto: Bianca Paiva/Agência Brasil.

Já quem gosta de livros pode visitar Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, considerada a Capital Nacional da Literatura. A cidade é sede de um dos eventos literários mais relevantes do país, o ‘Congresso Internacional de Literatura Contemporânea’, realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Passo Fundo também possui um repertório turismo que vai além da literatura. O turismo rural é um dos pontos fortes do destino. Propriedades rurais abrem as portas para os turistas, proporcionando visitas às plantações e ao processo de produção de alimento, além de muito contato com a natureza.

Foto: Lucasmf23.

Olímpia, em São Paulo, é a Capital Nacional do Folclore e destino de resorts all e luxuosos hotéis ideais para o descanso e relaxamento. A cidade ganhou essa fama por sediar o Festival do Folclore de Olímpia, o qual anualmente recebe grupos folclóricos de várias regiões do país para celebrar a riqueza do folclore brasileiro.

Realizado desde 1965, o festival também é uma oportunidade para grupos promoverem histórias e lendas locais através da dança, música, teatro e apresentação de costumes e tradições.

Foto: Marco Aurélio Esparez.

Amantes da dança podem visitar dois destinos especias: Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a Capital Nacional do ritmo Chamamé, e Joinville, em Santa Catarina, a Capital Nacional da Dança.

O chamamé é um gênero musical tradicional do nordeste da Argentina, o qual é especialmente popular em Corrientes e Entre Ríos. Entretanto, Campo Grande desempenha um papel significativo na promoção e preservação do chamamé, sendo reconhecida como a capital nacional do gênero neste ano.

Já Joinville recebeu esse título por ser o lar de um dos maiores eventos de dança do país. Todos os anos o Festival de Dança de Joinville recebe dançarinos, coreógrafos e amantes da dança oriundos de todas as regiões do Brasil, além de convidados internacionais.

Via: Ministério do Turismo.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…