O Ministério do Turismo compartilhou as cidades brasileiras consideradas as ‘capitais nacionais’ da cultura, história e tradição. São destinos situados em diversas regiões do Brasil, os quais preservam práticas culturais que, entre outros benefícios, enriquece o turismo local.
Por que não fugir das rotas tradicionais do turismo e conhecer essas encantadoras cidades? Alguns desses destinos nem são tão fora dos roteiros tradicionais assim, como é o caso de São Luís, capital do Maranhão e Capital Nacional do Bumba Meu Boi.
Esta figura folclórica é celebrada em diferentes épocas do ano, mas, especialmente, durante o mês junho, quando a cidade é tomada por festejos juninos. Viajantes podem conferir as animadas celebrações ao optarem por passar o São João no destino. Este é, ainda, um ótimo período para dar uma passada nos Lençóis Maranhenses.
As práticas culturais e folclóricas de Parintins, no Amazonas, são bem conhecidas nacionalmente. A cidade, conhecida como a Capital Nacional do Boi Bumbá, é marcada pela eterna “rivalidade” entre as agremiações Boi Garantido e Boi Caprichoso.
Durante o Festival Folclórico de Parintins, realizado no último fim de semana de junho, são realizadas dramáticas apresentações teatrais, musicais e de dança. Tudo isso com a cidade divertida em duas cores: vermelho, a cor do Boi Garantido, e azul, a cor do Boi Caprichoso.
Já quem gosta de livros pode visitar Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, considerada a Capital Nacional da Literatura. A cidade é sede de um dos eventos literários mais relevantes do país, o ‘Congresso Internacional de Literatura Contemporânea’, realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF).
Passo Fundo também possui um repertório turismo que vai além da literatura. O turismo rural é um dos pontos fortes do destino. Propriedades rurais abrem as portas para os turistas, proporcionando visitas às plantações e ao processo de produção de alimento, além de muito contato com a natureza.
Olímpia, em São Paulo, é a Capital Nacional do Folclore e destino de resorts all e luxuosos hotéis ideais para o descanso e relaxamento. A cidade ganhou essa fama por sediar o Festival do Folclore de Olímpia, o qual anualmente recebe grupos folclóricos de várias regiões do país para celebrar a riqueza do folclore brasileiro.
Realizado desde 1965, o festival também é uma oportunidade para grupos promoverem histórias e lendas locais através da dança, música, teatro e apresentação de costumes e tradições.
Amantes da dança podem visitar dois destinos especias: Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a Capital Nacional do ritmo Chamamé, e Joinville, em Santa Catarina, a Capital Nacional da Dança.
O chamamé é um gênero musical tradicional do nordeste da Argentina, o qual é especialmente popular em Corrientes e Entre Ríos. Entretanto, Campo Grande desempenha um papel significativo na promoção e preservação do chamamé, sendo reconhecida como a capital nacional do gênero neste ano.
Já Joinville recebeu esse título por ser o lar de um dos maiores eventos de dança do país. Todos os anos o Festival de Dança de Joinville recebe dançarinos, coreógrafos e amantes da dança oriundos de todas as regiões do Brasil, além de convidados internacionais.
Via: Ministério do Turismo.