6 perrengues comuns de viajantes brasileiros no exterior

A plataforma que conecta professores de idiomas e alunos ao redor do mundo, Preply, conduziu uma pesquisa para entender o que os brasileiros encontram quando viajam ao exterior.

Muitas pessoas sonham em viajar para fora para praticar outro idioma ou estudar formalmente em um intercâmbio de estudos. Segundo a pesquisa da plataforma, viajantes brasileiros nessas situações encontram dois grandes desafios: pedir comida em restaurantes e se comunicar com gestos.

Dos mais de 1.000 respondentes da pesquisa, 21% contaram que tentaram pedir um prato típico em um restaurante em outro país e receberam algo totalmente diferente.

Outros 21% afirmaram que usaram gestos para se comunicar, mas descobriram que o gesto em questão tinha um significado distinto no país ou simplesmente não existia.

Essas situações entre os “micos” mais comuns dos viajantes que se aventuram em outro país sem ter o domínio do idioma. E, quando se planeja fazer uma viagem desse tipo, o espírito é esse mesmo: tentar o seu máximo sem vergonha e aprender com os erros.

Os maiores perrengues dos brasileiros no exterior

A Preply perguntou aos participantes da pesquisa quais perrengues eles já passaram em viagem ao exterior. As respostas incluem as seguintes situações:

  • Tentar acompanhar o guia turístico em outro idioma e garantir risadas ao tentar repetir as palavras (16%).
  • Usar o idioma local e o inglês para fazer pedidos em cafeterias e restaurantes e causar uma confusão engraçada (16%).
  • Dizer algo ofensivo ou inapropriado sem querer (15%).
  • Se atrapalhar ao comprar uma passagem no transporte público, seja metro ou ônibus, e pagar a tarifa errada (15%).
  • Pegar ônibus sem falar o idioma local e parar em um local totalmente diferente do esperado (13%).
  • Pronunciar o nome de uma fruta a qual não conhecia de maneira engraçada e ganhá-la de presente do vendedor (11%). Um perrengue com bastante vantagem!

Interagir com pessoas que falam um idioma diferente em uma viagem pode parecer muito assustador a princípio. Afinal, além do idioma ser outro, o local também é.

Mas hoje as pessoas já estão acostumadas a receber turistas com quem não conseguem se comunicar. Em alguns países, essa situação é recorrente, como nos Estados Unidos e no Japão.

Além disso, aprender uma segunda língua é um grande desafio, então ninguém deve se sentir mal por não conseguir falar corretamente ou provocar algumas situações engraçadas!

Para acessar a pesquisa completa, clique AQUI.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…