6 perrengues comuns de viajantes brasileiros no exterior

A plataforma que conecta professores de idiomas e alunos ao redor do mundo, Preply, conduziu uma pesquisa para entender o que os brasileiros encontram quando viajam ao exterior.

Muitas pessoas sonham em viajar para fora para praticar outro idioma ou estudar formalmente em um intercâmbio de estudos. Segundo a pesquisa da plataforma, viajantes brasileiros nessas situações encontram dois grandes desafios: pedir comida em restaurantes e se comunicar com gestos.

Dos mais de 1.000 respondentes da pesquisa, 21% contaram que tentaram pedir um prato típico em um restaurante em outro país e receberam algo totalmente diferente.

Outros 21% afirmaram que usaram gestos para se comunicar, mas descobriram que o gesto em questão tinha um significado distinto no país ou simplesmente não existia.

Essas situações entre os “micos” mais comuns dos viajantes que se aventuram em outro país sem ter o domínio do idioma. E, quando se planeja fazer uma viagem desse tipo, o espírito é esse mesmo: tentar o seu máximo sem vergonha e aprender com os erros.

Os maiores perrengues dos brasileiros no exterior

A Preply perguntou aos participantes da pesquisa quais perrengues eles já passaram em viagem ao exterior. As respostas incluem as seguintes situações:

  • Tentar acompanhar o guia turístico em outro idioma e garantir risadas ao tentar repetir as palavras (16%).
  • Usar o idioma local e o inglês para fazer pedidos em cafeterias e restaurantes e causar uma confusão engraçada (16%).
  • Dizer algo ofensivo ou inapropriado sem querer (15%).
  • Se atrapalhar ao comprar uma passagem no transporte público, seja metro ou ônibus, e pagar a tarifa errada (15%).
  • Pegar ônibus sem falar o idioma local e parar em um local totalmente diferente do esperado (13%).
  • Pronunciar o nome de uma fruta a qual não conhecia de maneira engraçada e ganhá-la de presente do vendedor (11%). Um perrengue com bastante vantagem!

Interagir com pessoas que falam um idioma diferente em uma viagem pode parecer muito assustador a princípio. Afinal, além do idioma ser outro, o local também é.

Mas hoje as pessoas já estão acostumadas a receber turistas com quem não conseguem se comunicar. Em alguns países, essa situação é recorrente, como nos Estados Unidos e no Japão.

Além disso, aprender uma segunda língua é um grande desafio, então ninguém deve se sentir mal por não conseguir falar corretamente ou provocar algumas situações engraçadas!

Para acessar a pesquisa completa, clique AQUI.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…