7 destinos subestimados no Brasil para conhecer e se encantar!
O Brasil possui uma porção de destinos com potencial para oferecer experiências turísticas inesquecíveis, mas que são negligenciados por turistas, pela mídia e até por operadoras de turismo. Enquanto a maioria dos viajantes prefere ir para destinos mais populares, por que não sair da rota e atestar a beleza desses locais com os próprios olhos?
Chapada dos Guimarães (MT)
A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, oferece uma beleza natural sem igual, com cânions, cachoeiras e formações rochosas. O que acaba tornando o destino desconhecido por grande parte dos turistas é a falta de promoção do local e o “difícil” acesso em razão da ausência de conexões aéreas. Mas vale o esforço para chegar até o destino. A Chapada dos Guimarães apresenta vários circuitos, como o das Cachoeiras e o das Grutas, para viajantes passearem e conhecerem as paisagens incríveis do local.
Cânion do Xingó (SE e AL)
O Cânion do Xingó, entre os estados de Sergipe e Alagoas, também é dono de uma beleza ímpar. O passeio mais popular para explorar o cânion é o de catamarã, que navega pela extensão do rio São Francisco e proporciona uma visão de baixo. Já para ter uma visão panorâmica da região, é ideal caminhar até o mirante natural no alto do cânion, acessado por trilhas curtas ou escaladas.
Chapada das Mesas (MA)
Outro destino da natureza normalmente esquecido por viajantes é a Chapada as Mesas, no Maranhão. O local é conhecido, sobretudo, por suas formações rochosas e cachoeiras. São diversas opções de atrativos naturais para conhecer mediante caminhadas curtas ou longas, como a Cachoeira da Prata e o Portal da Chapada, formação rochosa em formato de arco. Outro destaque são as piscinas naturais formadas nas cachoeiras e rios, ideais para um banho bem geladinho!
São João del-Rei (MG)
Quando se pensa em cidades históricas de Minas Gerais, os destinos de Ouro Preto e Tiradentes longo vêm à mente, mas existem outras opções igualmente incríveis para visitar no estado. São João del-Rei é uma delas. Charmosas ruas de paralelepípedos e casarões coloniais são o que mais viajantes encontram no destino, além de igrejas barrocas encantadoras. Para conhecer bem a região, é recomendado fazer o passeio a bordo da Maria Fumaça que liga a cidade à vizinha Tiradentes.
Baía da Traição (PB)
Para quem gosta de atividades diversas e belas praias, a recomendação de destino brasileiro subestimado é a Baía da Traição, na Paraíba. Marcado por praias de águas cristalinas, presença da cultura indígena Potiguara e rica biodiversidade, o turismo no local está longe de ser tedioso! Além de se aprofundar na cultura da comunidade indígena Potiguara, viajantes podem observar golfinhos e os recifes com snorkel, ou praticar stand-up paddle e caiaque.
Serra da Canastra (MG e SP)
O Parque Nacional da Serra da Canastra é o ponto central da região da Serra da Canastra, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Para quem gosta do ambiente das montanhas, este é o destino ideal! Cachoeiras, piscinas naturais e nascentes também compõem a paisagem da Serra, que podem ser acessadas por meio de trilhas. O Mirante da Casda D’Anta proporciona, ainda, vistas espetaculares das montanhas, vales e cachoeiras do destino.
Parque Estadual Vila Velha (PR)
Um destino subestimado pertinho da capital paranaense, Curitiba, é o Parque Estadual Vila Velha, na cidade de Ponta Grossa. Dá para aproveitar a natureza abundante da unidade de conservação para fazer caminhadas e piqueniques na área reservada para tal. Os destaques deste atrativo turístico são as formações rochosas de arenito que receberam os nomes de Taças, Camelo e Sino devido à semelhança com esses objetos e animal. Outra atividade bacana da região é o passeio de trem que percorre parte do parque, ideal para começar ou finalizar a visita ao destino.