O Nordeste é uma região muito popular entre os viajantes brasileiros e internacionais. Afinal, é o lar de litorais magníficos com praias quilométricas, verdadeiros paraísos na terra! Mas, há muita coisa interessante para fazer nos destinos nordestinos além de passar dias nas praias.
A região possui uma rica história e cultura, com múltiplas tradições e pratos típicos deliciosos. Passear por destinos como Salvador, Recife, Porto Seguro e Olinda, por exemplo, também significa aprender um pouco da história do Brasil e de como chegamos até aqui. Do mesmo modo, a região Nordeste é igualmente impressionante para quem gosta de aventura entre belas paisagens. Esse, aliás, é o foco deste post!
Em seguida, veja as nossas dicas de passeios turísticos para fazer no Nordeste.
1. Paramotor em Porto de Galinhas (PE)
Imagine sobrevoar as belezas incomparáveis de Porto de Galinhas? Para quem deseja conhecer esse destino de um jeito diferente, a nossa sugestão é voar de paramotor. Na maré baixa, dá para ter uma vista deslumbrante das piscinas naturais. Esses passeios são comuns na região e muitas agências de turismo fazem reservas. O passeio de paramotor custa cerca de R$ 350 por pessoa e possui 15 minutos de duração.
2. Quadriciclo em Pipa (RN)
Pipa é um ótimo destino para passear de quadriciclo. Isso porque o seu cenário é marcado por falésias, rios, mirantes, piscinas naturais e, é claro, praias! Viajantes encontram agências de turismo que alugam veículos para passear por itinerários programados. Os passeios geralmente possuem duração de duas a quatro horas e passam por diversos locais, como o Mirante da Praia do Amor, a Praia das Minas e a Praia da Barra de Cunhau. Viajantes precisam ter CNH para alugar os quadriciclos.
3. Parapente em Canoa Quebrada (CE)
A prática do parapente é muito comum em Canoa Quebrada, destino popular por suas falésias avermelhadas e praias que se estendem por quilômetros. Em dias com boas condições para voar, viajantes encontram instrutores de parapente na Avenida Broadway.
Os voos podem ser realizados em duplas ou trios e as técnicas são ensinadas em uma breve aula informativa logo antes da decolagem. A descida das falésias dura cerca de 15 minutos. A 30 KM de Canoa Quebrada, na Praia de Redonda, viajantes também encontram vários pontos de partida de voos.
4. Catamarã até a Crôa do Goré (SE)
Crôa do Goré, em Aracaju, é um dos destinos mais bonitos de Sergipe. Trata-se de um banco de areia formado no rio que pode ser visitado na maré baixa e alta. No último cenário, a água fica na altura da canela. Viajantes encontram um bar flutuante no local que serve bebidas, petiscos e lanches, além de frutos do mar. Também dá para praticar stand-up paddle e canoagem no local.
5. Buggy na Praia do Gunga (AL)
A poucos quilômetros de Maceió, encontra-se a Praia do Gunga. Além de dar um mergulho no mar, viajantes podem passear de buggy por coqueirais e falésias avermelhadas. De cima das formações rochosas, a vista do azul do mar é ainda mais bonita. Há, ainda, uma nascente perto das falésias onde viajantes costumam se banhar e tirar fotografias.
6. Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses (MA)
Viajantes podem fazer voos de até 30 minutos sobre as belíssimas lagoas formadas entre as dunas dos Lençóis Maranhenses. Se a vista terrestre já é de tirar o fôlego, imagine só a vista aérea! Aeronaves de pequeno porte são utilizadas para fazer os sobrevoos, as quais possuem janelas grandes para que turistas tirem fotografias. O passeio custa cerca de R$ 350 por pessoa.
7. Barco até a Ilha de Itamaracá (PE)
A Ilha de Itamaracá fica cerca de 40 KM de Recife e viajantes podem chegar lá via barco. No destino, se encontram praias, piscinas naturais, recifes e bancos de areia! É um verdadeiro paraíso para passar o dia. A ilha também abriga o Ecoparque Peixe-Boi & Cia e o Forte Orange, utilizado no século 17 em disputas entre portugueses e holandeses.