O Aeroporto de Brasília retomará voos para oitos destinos nacionais a partir do dia 24 de maio, segundo um anúncio da concessionária responsável pelo terminal, a Inframerica, na última sexta-feira (08). Eles passarão a conectar o Distrito Federal a outros 24 municípios brasileiros.
Antes da pandemia de COVID-19, o aeroporto tinha, em média, 380 voos diários. Na última semana de abril, foram registrados apenas 139 voos semanais. Com a adição dos novos trechos, esse número subirá para 249.
Este aumento representa um pequeno avanço em direção à normalização das atividades no terminal, embora esteja longe dos 2.400 pousos e decolagens operados semanalmente antes da pandemia.
Operações atuais e futuras
As três maiores companhias aéreas brasileiras já possuem algumas operações ativas no Aeroporto de Brasília.
Desde o dia cinco de maio, a Azul começou a decolar um voo direto para Cuiabá, na região Centro Oeste. Enquanto isso, a GOL e a LATAM utilizam o terminal como um importante ponto de conexão com a região Norte.
A partir da data estabelecida, a GOL terá voos para cidades do Nordeste, Sul e Sudeste, como Fortaleza, Recife, Salvador, entre outras, os quais voarão três vezes por semana. Além disso, a companhia aérea contará com voos diários para Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).
A LATAM contará com noves destinos, entre eles as cidades de Santarém, São Paulo, Imperatriz e Rio Branco. A partir do dia 28 de maio, a empresa também passará a ter voos diários para o Aeroporto de Santos Dumont.
Cuidados no aeroporto
Todos os voos em operação estão de acordo com as medidas sanitárias exigidas pelas autoridades.
O aeroporto também tem intensificado a sanitização dos ambientes públicos, como terminais, aumentado a distância entre assentos e mesas, e colocado sinalização nas filas, elevadores e balcões. Dessa forma, os passageiros saberão onde se posicionar para manter uma distância segura um do outro.
Para garantir a segurança, a retomada progressiva das operações será realizada conforme a disseminação do COVID-19. Ou seja, pode ser que ocorram mudanças antes da data marcada para a adição dos voos.