O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, deve ganhar um novo terminal de passageiros!
Considerado o segundo aeródromo mais movimentado do país, o aeroporto de Congonhas frequentemente recebe críticas sobre ser apertado e pequeno para a quantidade de passageiros que transita por ele.
A Aena Brasil, concessionária que passará a administrar o aeródromo pelos próximos 30 anos a partir do dia 17 de outubro, confirmou uma série de melhorias para tornar a experiência de viagem no terminal mais agradável para todos. Além disso, a empresa quer aumentar o fluxo de passageiros para 22 milhões.
Algumas das melhorias estão com previsão de entrega já para o segundo semestre de 2024, como ampliação das salas de embarque em que o passageiro precisa pegar um ônibus para chegar até o avião, revitalização da fachada do aeroporto, melhoria das vias de acesso ao terminal e reformas nos banheiros.
A longo prazo, a nova administradora do aeroporto pretende recuperar o pavimento das pistas de táxi, ampliar o pátio de aeronaves e construir um novo terminal de passageiros, com adição de escritórios corporativos. Para as obras de longo prazo, a previsão de entrega é a partir de junho de 2028.
Atualmente, a área do aeroporto é de 35 mil metros. Com as alterações previstas, ele passará a ter 80 mil metros quadrados.
Conectar o novo terminal de passageiros à linha 17-Ouro do metrô também está nos planos da concessionará. Entretanto, como o aeroporto de Congonhas é tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo, essa mudança poderá demorar mais para acontecer.
A Aena Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol Aena, deve entregar o projeto de revitalização do aeródromo para ser analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no mês de dezembro.
Via: G1.