Aeroporto de Santos Dumont deve passar por obras de modernização
O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, deve passar por obras de modernização. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lançou o edital de licitação para as obras na última segunda-feira (02).
Na lista de obras a serem feitas estão melhorias nas pistas de taxiamento, no pátio de aeronaves e no terminal de passageiros. Um Sistema de Desaceleração de Aeronaves (EMAS, em inglês) também será implantado no aeródromo.
O Aeroporto Santos Dumont é limitado fisicamente devido à Baía de Guanabara, por isso, o investimento de R$ 170 milhões na implementação do EMAS é essencial para a segurança aeroportuária.
- Confira ainda! Conheça o Brasil Realiza: crédito para a compra de pacotes de viagem e produtos turísticos
Restrição de voos no Santos Dumont
O lançamento do edital acontece em meio à decisão de restrição de voos no aeroporto. Enquanto o Santos Dumont opera com capacidade acima do adequado, o Aeroporto Int. de Galeão opera com muito baixo. Por isso, grande parte das operações realizadas no Santos Dumont será transferida para o RIOGaleão.
No mês de agosto de 2023, o então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, determinou que sejam somente feitas operações aéreas com distância máxima de 400 km da cidade de origem ou destino. Além disso, apenas de aeroportos de voos domésticos.
Os únicos aeródromos que se encaixam nesse perfil são o de Congonhas (SP) e Pampulha (BH).
A determinação deve começar a valer somente a partir de 02 de janeiro de 2024 para que as companhias aéreas façam a readequação de suas malhas aéreas e minimizem impactos nas viagens de passageiros.
No mês de setembro, o Santos Dumont registrou 5.028 decolagens. Para o próximo trimestre, a previsão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é de menos de 4 mil frequências por mês.
Por outro lado, o RIOGaleão deve operar com um número elevado de voos, chegando a quase 3 mil frequências ainda em dezembro.
Via: Ministério de Portos e Aeroportos.