Aeroporto elimina necessidade de tirar líquidos e notebook da bagagem para o raio-X!

O Aeroporto de London City, em Londres, na Inglaterra, fez uma grande alteração na sua área de segurança, onde está localizado o raio-X: eliminou o limite de 100 ml de líquidos para carregar em viagens internacionais e a necessidade de tirar os frascos da bagagem de mão.

Além disso, passageiros não vão mais precisar notebooks, laptops, tablets e telefones da bagagem de mão ou mochila para o escaneamento durante o procedimento de segurança.

O aeroporto se tornou o primeiro do Reino Unido a eliminar a necessidade de retirar líquidos e eletrônicos da bagagem para o escaneamento. A nova medida foi possível devido à implementação de uma nova tecnologia no aeródromo.

Os tomógrafos usados no escaneamento de bagagens foram substituídos por versões mais modernas, que geram imagens detalhadas do que se encontra dentro da mala dos viajantes. O governo do Reino Unido pede que os principais aeroportos passem a usar a tecnologia até junho de 2024.

O Aeroporto Internacional de Teesside, localizado entre Darlington e Stockon-on-Tees, no Norte da Inglaterra, foi o primeiro a usar os modernos scanners em todas as suas faixas de segurança. A quantidade de voos operados no aeródromo, no entanto, é bem menor do que os operados no London City.

Segundo a diretora de operações da London City, Alison FitzGerald, o novo processo oferece uma operação de segurança muito mais eficiente e com triagem de segurança aprimorada. “Estamos realmente confiantes de que este investimento tornará a experiência de viajar pela cidade de Londres ainda melhor para os passageiros de negócios e lazer que usam o aeroporto”, afirma ela.

Uma das causas de atrasos na segurança do aeroporto de London City é, de fato, viajantes que não cumprem os requisitos e precisam descartar os objetos inadequados para conseguir chegar à área de embarque.

“Os passageiros que viajam de outros aeroportos devem continuar sempre verificando as orientações necessárias sobre os procedimentos de segurança nesses aeroportos antes de viajar”, lembra ela.

Por que é preciso levar somente 100 ml de líquidos em voos?

Essa medida de segurança em viagens aéreas foi implementada em 2006 após uma conspiração terrorista frustrada para explodir aeronaves que voavam de Londres para os Estados Unidos e Canadá.

Foram usadas bombas líquidas caseiras disfarçadas de refrigerantes na tentativa. O plano foi descoberto pela polícia da British Metropolitan durante uma extensa operação investigativa.

Desde então, viajantes devem transportar líquidos, como cremes para o cabelo e corpo, shampoo e condicionador, em frascos de 100 ml transparentes em voos internacionais. Os frascos devem ser colocados em embalagens igualmente transparentes para passarem pelo raio-X.

O kit para o transporte de líquidos pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos de viagem, sejam físicas ou virtuais.

Por que é preciso retirar o notebook e outros eletrônicos da bagagem de mão durante o raio-X?

O notebook, tablets, celulares e outros eletrônicos dificultam a visão dos demais conteúdos dentro da bagagem de mão. Sendo assim, é preciso retirar o aparelho para que o scanner consiga ter uma visão completa do interior da mala. Passageiros também podem ser solicitados a tirar o notebook da bagagem para uma inspeção.

Via: ITV News.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Sair da versão mobile