Aeroporto de Guarulhos vai conectar terminais à estação de trens com novo sistema de transporte

Imagine viajar entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a estação da linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em somente seis minutos? Este é o objetivo que o novo sistema de transporte, intitulado automated people mover ou simplesmente APM, pretende alcançar.

Segundo um termo aditivo na concessão do aeródromo, assinado nesta quarta-feira (08), o novo sistema começará a ser implantado em janeiro de 2022. Trata-se de um veículo automatizado, movido a ar comprimido, que vai conectar terminais de passageiros do aeroporto à terminais da CPTM.

Esse modelo é baseado em sistemas já utilizados em outros aeroportos pelo mundo, como os de Atlanta, Chicago e Nova York, nos Estados Unidos. O APM deve economizar tempo dos passageiros e reduzir impactos ambientais dado que as viagens, de acordo com o anúncio.

Créditos: Divulgação.

Três veículos com capacidade para 200 passageiros passarão pela linha de 2,7 mil metros de extensão. Eles serão equipados com wi-fi, ar-condicionado e espaço para guardar bagagens, visando a conveniência dos passageiros. As paradas desses veículos devem ser a Estação CPTM, Terminal 1, Terminal 2 e Terminal 3.

O investimento do novo sistema de transporte será de R$ 271 milhões. As obras devem durar 24 meses se tudo correr conforme o cronograma. Atualmente, a ligação entre o aeroporto e a estação é feita por meio de ônibus fornecidos pela concessionária GRU Airport.

Via: Agência Brasil.

Leia também
Idosos podem viajar de graça em São Paulo em 2026; veja como funciona o programa

Em 2026, idosos residentes em São Paulo podem participar de um programa do governo estadual…

Angra dos Reis passa a cobrar taxa de turismo em 2026; valor será reajustado nos próximos anos

Quem visita Angra dos Reis em 2026 precisa considerar um novo custo no planejamento da…

Brasil bate recorde e transporta 130 milhões de passageiros em 2025

O transporte aéreo brasileiro alcançou um marco histórico em 2025. Segundo dados oficiais do setor,…

Sair da versão mobile