Já pensou em passar por todo o processo de check-in e de embarque nos aeroportos sem precisar mostrar nenhum documento? O projeto Embarque + Seguro quer implementar a tecnologia de reconhecimento facial nos aeroportos do Brasil para agilizar a trajetória dos passageiros até as aeronaves, tornando-a mais segura e eficiente.
Nesta sexta-feira (28), foi a vez do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, dar início aos testes desta nova tecnologia.
Passageiros voluntários da Azul foram convidados a testar o reconhecimento facial no aeroporto. No momento do check-in, eles recebem uma mensagem de texto no celular pedindo autorização para o registro de uma foto. Eles devem fazer o registro fotográfico em seguida.
Depois, o atendente da companhia aérea realiza a validação biométrica de cada passageiro, comparando os dados e a foto, com as bases governamentais. Com a validação pelo sistema de reconhecimento facial, o passageiro pode ingressar na sala de embarque e na aeronave, passando por pontos de controle biométrico.
Esses pontos fazem a identificação da face do passageiro por meio de câmeras sem que haja a necessidade de apresentação de documento e cartão de embarque. Dessa forma, ele embarca na aeronave sem ter muito contato com os atendentes das companhias aéreas e os funcionários do aeroporto.
Desde o ano passado, o Embarque + Seguro vem sendo testado em vários aeroportos brasileiros, como os de Florianópolis, Salvador e Rio de Janeiro. Após a fase de testes, os resultados serão encaminhados, juntamente com o pedido de aprovação do projeto-piloto, ao Governo Federal.
Via: Mercado & Eventos.