O primeiro: Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebe certificação e selo de ambiente protegido
Entre os 44 aeródromos administrados pela Infraero, o primeiro a receber a certificação de responsabilidade sanitária e o selo de ambiente protegido é o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná.
A Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, o Sebrae-PR e o Conselho Municipal de Turismo concederam a certificação ao aeroporto após uma inspeção das instalações e serviços prestados. As instituições apontaram que os protocolos de segurança sanitária, implementados devido à pandemia de COVID-19, foram devidamente cumpridos.
O aeroporto e a Prefeitura montaram uma barreira sanitária para aferir a temperatura e aplicar um questionário sobre o histórico de saúde dos passageiros na área de desembarque. Assim, conseguiram ter um controle maior sobre as pessoas que adentravam a cidade.
As máscaras passaram a ser obrigatórias para os passageiros, colaboradores, usuários e prestadores de serviço, além do distanciamento social e do uso do álcool em gel. O distanciamento é encorajado através de sinalizações indicando onde se deve ficar.
Os viajantes também são orientados sobre os cuidados sanitários para prevenir o coronavírus em todas as instalações do aeroporto. Outra medida foi a testagem sorológica de colaboradores e prestadores de serviço terceirizados para verificar a existência da COVID-19. Por fim, a limpeza diária passou a ser mais rigorosa com desinfecção de objetos e superfícies.