Aeroporto mineiro é o primeiro do país a receber certificação de carbono neutro

O Aeroporto Int. de Belo Horizonte é o primeiro do país a ser reconhecido como “carbono neutro”. O terminal recebeu a certificação “Airport Carbon Accrediation (ACA)” de nível 3 do Conselho Int. de Aeroportos para a América Latina e Caribe (ACI-LAC).

Isso significa que o terminal alcançou a neutralidade de carbono. Diversas medidas foram tomadas para alcançar esse patamar, como a adoção de energia elétrica de fonte 100% renovável e utilização de empilhadeiras elétricas no terminal de cargas.

A certificação ACA é um programa global de gestão de carbonos em aeroportos que avalia e reconhece, de maneira independente, os esforços dos terminais de reduzir as suas emissões de carbono.

A certificação possui 7 níveis: Mapeamento, Redução, Otimização, Neutralidade, Transição, Transformação e Liderança. Cada um representa um estágio de progresso na jornada de redução de carbono.

O BH Airport comemorou o reconhecimento ACA por seus esforços dos últimos meses em um post nas redes sociais.

Compromisso global

Os aeroportos do mundo inteiro, bem como as companhias aéreas, firmaram um compromisso de reduzir as emissões de carbono até neutralizá-las por completo até o ano de 2050.

Inicialmente, o objetivo era o ano de 2030, mas o prazo precisou ser estendido para acomodar as pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias e as mudanças operacionais necessárias para reduzir as emissões com eficácia.

Entre as principais iniciativas adotadas pelo setor de aviação para reduzir as emissões de carbono estão o uso de biocombustíveis e o aprimoramento da eficiência energética das aeronaves.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…