Aeroporto Santos Dumont dá início a testes de embarque por reconhecimento facial

O Aeroporto Santos Dumont inaugurou nesta quinta-feira (11), uma nova modalidade de embarque 100% digital para facilitar o procedimento e torná-lo mais seguro para os passageiros: o Embarque +Seguro.

Ele foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pela Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, e consiste no reconhecimento facial dos passageiros para garantir o embarque. Com essa tecnologia, não será mais necessário apresentar o cartão de embarque.

O projeto Embarque +Seguro conta ainda com a participação das empresas parceiras, Digicon, Idemia e Azul/Pacer, da Infraero e da Azul.

Graças ao esforço conjunto, foi possível adquirir os equipamentos necessários para oferecer esse tipo de embarque. Ele será integrado a um sistema nacional que, com rapidez e segurança, irá checar a identidade do passageiro quando o mesmo passar pelos portões eletrônicos.

Um aplicativo foi desenvolvido pela Serpro para que as companhias aéreas façam um cadastro com nome e foto do passageiro na hora do check-in, vinculado ao CPF da pessoa. O presidente da Serpro, Gileno Barreto, garantiu que essa prática está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

O projeto está em fase de testes

A tecnologia se encontra na fase de testes no aeroporto de Santos Dumont.

A primeira testagem foi realizada com passageiros de um voo da Azul. Eles fizeram check-in no balcão da companhia aérea e receberam uma mensagem de texto solicitando autorização para o registro de uma fotografia.

Esta foto é relacionada com as fotos da pessoa que já estão presentes na base de dados governamentais. O passageiro pode ir para a sala de embarque do aeroporto e, em seguida, para a aeronave após a validação da foto.

Com a tecnologia, o tempo de checagem por passageiro por esse novo sistema de reconhecimento facial será de somente dois segundos. Não será necessário apresentar documentos e os cartões de embarque. Durante a pandemia de COVID-19 especialmente, esta nova tecnologia de embarque concede mais segurança aos passageiros e funcionários de aeroportos.

Se o Governo Federal aprovar o projeto-piloto do Embarque +Seguro, a tecnologia será implantada em outros aeroportos do Brasil. Todavia, ainda não há previsão para que isso aconteça.

Via: O Poder e Serpro.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…