Aeroporto Santos Dumont dá início a testes de embarque por reconhecimento facial

O Aeroporto Santos Dumont inaugurou nesta quinta-feira (11), uma nova modalidade de embarque 100% digital para facilitar o procedimento e torná-lo mais seguro para os passageiros: o Embarque +Seguro.

Ele foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pela Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, e consiste no reconhecimento facial dos passageiros para garantir o embarque. Com essa tecnologia, não será mais necessário apresentar o cartão de embarque.

O projeto Embarque +Seguro conta ainda com a participação das empresas parceiras, Digicon, Idemia e Azul/Pacer, da Infraero e da Azul.

Graças ao esforço conjunto, foi possível adquirir os equipamentos necessários para oferecer esse tipo de embarque. Ele será integrado a um sistema nacional que, com rapidez e segurança, irá checar a identidade do passageiro quando o mesmo passar pelos portões eletrônicos.

Um aplicativo foi desenvolvido pela Serpro para que as companhias aéreas façam um cadastro com nome e foto do passageiro na hora do check-in, vinculado ao CPF da pessoa. O presidente da Serpro, Gileno Barreto, garantiu que essa prática está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

O projeto está em fase de testes

A tecnologia se encontra na fase de testes no aeroporto de Santos Dumont.

A primeira testagem foi realizada com passageiros de um voo da Azul. Eles fizeram check-in no balcão da companhia aérea e receberam uma mensagem de texto solicitando autorização para o registro de uma fotografia.

Esta foto é relacionada com as fotos da pessoa que já estão presentes na base de dados governamentais. O passageiro pode ir para a sala de embarque do aeroporto e, em seguida, para a aeronave após a validação da foto.

Com a tecnologia, o tempo de checagem por passageiro por esse novo sistema de reconhecimento facial será de somente dois segundos. Não será necessário apresentar documentos e os cartões de embarque. Durante a pandemia de COVID-19 especialmente, esta nova tecnologia de embarque concede mais segurança aos passageiros e funcionários de aeroportos.

Se o Governo Federal aprovar o projeto-piloto do Embarque +Seguro, a tecnologia será implantada em outros aeroportos do Brasil. Todavia, ainda não há previsão para que isso aconteça.

Via: O Poder e Serpro.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile