Dois aeroportos de Londres, na Inglaterra, fecharam os seus aeroportos por conta de danos causados pelo calor extremo. As temperaturas elevadas danificaram a pista de pouso do Aeroporto de Luton e na base aérea de Brize Norton.
Segundo o aeródromo de Luton, uma pequena seção se levantou devido ao calor extremo. Consequentemente, pousos e decolagens foram cancelados para que fosse feita a reparação da pista. O aeroporto precisou ser fechado por cerca de duas horas para que a manutenção acontecesse. Enquanto isso, 14 voos foram desviados para outros aeroportos.
Já na base aérea de Brize Norton, a cerca de 120 KM de Londres, a Força Aérea Real confirmou que pontos na pista derreteram. Sendo assim, também foi necessário para usar outros aeródromos para dar continuidade às operações.
Onda de calor na Europa
Os termômetros chegaram a marcar 36ºC no Reino Unido na última segunda-feira (18), uma temperatura atípica para o verão europeu. Já nesta terça-feira (19), os termômetros nos arredores do Aeroporto de Heathrow, o mais movimentado do país, chegaram a marcar 40ºC.
Stephen Belcher, o chefe de ciência e tecnologia do Met Office, o serviço nacional de meteorologia da Inglaterra, afirmou que o aquecimento global é o grande responsável pelas temperaturas inabituais para essa época do ano no país. A estimativa era de que só em 2050 o verão teria temperaturas de 40ºC.
🌡️ For the first time ever, 40 Celsius has provisionally been exceeded in the UK
— Met Office (@metoffice) July 19, 2022
London Heathrow reported a temperature of 40.2°C at 12:50 today
📈 Temperatures are still climbing in many places, so remember to stay #WeatherAware ⚠️#heatwave #heatwave2022 pic.twitter.com/GLxcR6gjZX
Há semanas a Europa sofre com uma onda de calor que já causou cerca de mil mortes na Espanha e em Portugal, segundo autoridades locais. Incêndios foram registrados em vários países, como na Inglaterra, França e Espanha, por conta das temperaturas elevadas. Nos centros urbanos, as pessoas tentam buscar refúgio do calor até em fontes.
Via: G1.