A Vilacessível é uma agência de turismo virtual com foco em pessoas com deficiência visual. O projeto, desenvolvido pela agente de viagens Simone Freire, proporciona experiências agradáveis e inclusivas para esse público, que ainda enfrenta muitos desafios para ter acesso ao bem-estar social.
Vilacessível
Os pacotes de viagem a partir de R$ 1,5 mil incluem uma série de experiências para ficar na memória dos viajantes: festas, passeios gastronômicos e atividades de aventura e contemplativas. Diversos pontos turísticos do país são ofertados pela agência.
Os guias turísticos fazem audiodescrição do passeio e atrativos turísticos para que os viajantes consigam desfrutar da experiência. Esse formato foi planejado por Simone Freire com base em suas vivências pessoais como deficiente visual.
Ela perdeu a visão em 2000, quando terminava a faculdade de Direito. Mesmo após passar por 24 cirurgias, não foi possível reverter a situação. A agente de turismo não deixou que a perda da visão minasse a sua independência e estende o desejo para outras pessoas com deficiência visual.
Retornar à vida social após o incidente, no entanto, não foi simples. A maioria dos empreendimentos não estão preparados para atender pessoas com deficiência visual — e até outros tipos de deficiência. Por isso, existe um limite de locais que as pessoas podem visitar para ter uma boa experiência, livre de estresse.
A Vilacessível nasceu dessa necessidade de tornar o turismo nacional mais inclusivo e atento às necessidades de pessoas com necessidades diversas.
A iniciativa começou com pequenas parcerias: Simone levava grupos de pessoas com deficiência visual até os bares e outros locais, como praias, em troca de treinamento para atender esse público com qualidade. Aos poucos, a agência passou a operar fora de Santo André, no estado de São Paulo, onde está localizada.
Interessados em conhecer a agência de turismo podem fazê-lo no seu Instagram oficial, onde as viagens já feitas são compartilhadas.
Via: Pequenas Empresas e Grandes Negócios.