Gigantes do segmento de turismo deixaram de oferecer viagens de e para a Rússia devido ao conflito entre o país e a Ucrânia. O Airbnb, TripAdvisor e Expedia Group tomaram essa decisão para se opor à guerra.
Expedia Group
A Expedia Group afirmou em um comunicado que estão tristes pelo que está acontecendo na Ucrânia e vão fazer o possível para apoiar viajantes e parceiros afetados pelo conflito. Da mesma forma, também vão fornecer auxílio para funcionários e seus familiares que residem em ou próximo de áreas de conflito. O Grupo foi um dos primeiros a se manifestar sobre a suspensão de viagens para a Rússia, surpreendendo concorrentes.
Airbnb
O Airbnb providenciou moradia de curta duração para mais de 100 mil refugiados da Ucrânia nesta semana. As operações na Rússia e Bielorússia estão suspensas, mas ainda é possível fazer reservas para algumas experiências no país russo, como excursões da vida noturna.
TripAdvisor
O TripAdvisor afirmou que não pode restringir propagandas de viagem para a Rússia por se tratar primariamente de uma plataforma informativa, não de negócios. Entretanto, o CEO da empresa, Steve Kaufer, afirmou, em uma carta aberta, que a empresa está cancelando experiências de viagem na Rússia reservadas no Viator e no TripAdvisor Rússia e Bielorrúsia.
A Fundação TripAdvisor também destinará doações de até US$ 250 mil de consumidores à World Central Kitchen para alimentar famílias ucranianas dentro do país e refugiados.
Ativistas antiguerra com base na Rússia utilizaram a plataforma para educar as pessoas sobre o conflito armado e incentivar oposição ao governo de Putin. As críticas estão sendo deixadas em formato de resenhas em restaurantes e acomodações.
Booking.com
O Booking.com, gigante no segmento de hospedagens, também suspendeu as reservas de acomodações na Rússia e na Bielorrússia, bem como outros serviços de viagem para esses destinos. A empresa divulgou o seu posicionamento em relação ao conflito no leste europeu. Segue abaixo na íntegra:
“Estamos profundamente preocupados com a guerra devastadora que está se desenrolando na Ucrânia e estamos com todos aqueles que estão sofrendo. A cada dia que passa, a urgência dessa crise se intensifica, assim como a complexidade de fazer negócios na Rússia. Como resultado dessas complexidades crescentes, incluindo restrições significativas impostas por sanções de vários países, estamos suspendendo serviços de viagens na Rússia e em Belarus.”
Outras empresas
Outras agências de viagem menores e com base na Europa, como a alemã GetYourGuide, também decidiram não fornecer viagens de e para a Rússia. Negócios foram suspensos mesmo com histórico de baixa procura para o país.
Via: Apartmens Apart.