Os municípios do Algarve, uma das regiões mais turísticas de Portugal, estudam introduzir uma taxa de turismo a partir de 2023.
A ideia é que cada turista pague dois euros por dia (R$ 10,29 na cotação de hoje) em toda a região, exceto crianças de até 12 anos. A tarifa deverá ser cobrada no valor da hospedagem e repassada posteriormente para cada cidade.
Atualmente, somente Faro e Vila Real de Santo António fazem essa cobrança. Faro, localizado a 280 KM de Lisboa, é a capital de Algarve e onde estão as praias mais bonitas e populares entre os turistas.
Essa taxa turística já está em discussão há três anos. Em 2019, a taxa estava perto de ser aplicada, mas a medida foi suspensa devido à pandemia de COVID-19.
Com a melhora da situação epidemiológica e a retomada do turismo internacional, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, António Pina, confirmou que a implementação da cobrança voltou a ser considerada. Ela deve ser válida também nos meses de inverno, quando poucos turistas visitam o destino.
Quando foi proposta em 2019, a tarifa foi fortemente criticada por hoteleiros que temiam o afastamento dos turistas, mas, agora, os municípios da região de Algarve estão dispostos a ouvir a proposta da Comunidade Intermunicipal. Silves, cidade localizada no distrito de Faro, é a única que se opõe a implementação da tarifa no momento.
Via: SIC Notícias.