O Amazonas é o destino perfeito para praticar esportes ao ar livre e entrar em contato com a natureza para acalmar o espírito.
Segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o estado oferece vários pontos para isso. Dá para fazer um pouco de tudo no estado: passear de barco, caminhar pela floresta tropical, pescar, praticar canoagem, observar aves, visitar comunidades indígenas e muito mais.
Viajantes podem encontrar dicas do que fazer na iniciativa desenvolvida pelo governo do estado, o Amazonas to Go. Além de recomendações de destino, eles têm acesso a todo tipo de informação útil como hospedagens, serviços, guias de turismo, telefones úteis, etc.
Um dos atrativos turísticos mais famosos do Amazonas é o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Por terem densidade, composição e temperatura diferentes, eles não se misturam por quilômetros.
As comunidades indígenas do Alto Rio Negro e Tarumã também são atrativos culturais interessantes. Turistas têm a possibilidade de conhecer a cultura, o dia a dia, os valores e as crenças dos moradores.
Mas, para quem quer praticar atividades ao ar livre, unindo o exercício físico ao contato com a natureza, a Amazonastur recomenda os seguintes locais:
- Parque Rio Negro — o local dispõe de pista para caminhada e corrida, com 1,7 quilômetros de extensão, playground, duas academias ao ar livre, bicicletário, além de ter uma vista privilegiada da Ponte sobre o Rio Negro.
- Parque Senador Jefferson Péres — o parque tem 36.590 metros quadrados e está inserido em uma área de recuperação ambiental, urbanística e habitacional do Governo do Amazonas. O espaço conta com equipamentos para ginástica ao ar livre, além de uma pista de caminhada, orquidário e parque de diversões para as crianças.
- Passeio do Mindu — conta com espaços como quadra de esportes, pista de skate, área para crianças, ciclovia, faixa para caminhada, além de quiosques e academia ao ar livre. Funciona todos os dias.
Via: Amazonastur.