ANAC libera venda avulsa de assentos em taxi-aéreo
Empresas de táxi aéreo agora vão poder vender assentos individuais de maneira avulsa. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou, em definitivo, a medida, através da Resolução nº 700, na última semana.
A partir de agora, as empresas certificadas pelo órgão poderão ofertar passagens aéreas para até 15 voos semanais. A ANAC considera fazer uma reavaliação desse limite no futuro. Além de ampliar a oferta de voos em aeronaves com até 19 assentos, usadas em operações não agendadas, a medida visa fomentar a aviação regional.
Os tais aviões de até 19 passageiros são mais conhecidos como jatos, usados principalmente em viagens executivas. A principal diferença desse tipo de serviço para os voos comerciais regulares é o conforto.
Com uma quantidade reduzida de passageiros, é possível oferecer instalações mais confortáveis. Há jatos que comportam somente até 6 passageiros, configurando uma viagem mais tranquila e, muito provável, silenciosa. Muitas empresas também procuram oferecer um serviço de bordo diferenciado para os seus passageiros, ofertando uma maior variedade de lanches e bebidas.
Para comprar uma passagens avulsa em um táxi-aéreo é preciso primeiro consultar as empresas operadoras desse tipo de viagem aérea. Com o aumento da oferta desse serviço, é esperado que o valor dos bilhetes aéreos se tornem mais acessíveis.
Para viagens de até 7 pessoas, é possível encontrar valores entre R$ 700 a R$ 5.000, dependendo do modelo da aeronave e do tipo de serviço ofertado.
Voos desse tipo operam desde 2020
Voos nesse tipo de aeronave começaram a ser ofertados em 2020 como uma possibilidade de viagem aérea segura durante a pandemia de COVID-19, quando vigoravam muitas regras de restrição de viagens para conter o avanço da contaminação pelo vírus.
A iniciativa possibilitou o transporte de pessoas e cargas, sobretudo em rotas com uma oferta reduzida de voos, e acabou se tornando uma opção viável de viagem também para o período pós-pandemia.
Via: Aeromagazine.