ANAC revoga autorização para operar voos da ITA Transportes Aéreos

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revogou a autorização de exploração de serviços aéreos no país da Itapemirim Transportes Aéreos, ou ITA Transportes Aéreos.

O Certificado de Operador Aéreo (COA) da empresa também foi revogado em caráter definitivo. Ele havia sido suspenso no dia 17 de dezembro de 2021, quando a ITA anunciou a suspensão de suas operações aéreas subitamente, prejudicando centenas de viajantes com voos marcados para a temporada de festas de fim de ano e férias de verão.

No início de 2022, a ANAC já havia proibido a companhia aérea de vender novas passagens aéreas. A cia foi notificada a prestar atendimento a todos os passageiros prejudicados pelos cancelamentos, bem como reembolsá-los devidamente.

No dia 4 de maio, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) condenou a ITA a pagar uma multa de R$ 3 milhões por não ter prestado os serviços requisitados devidamente. Mais de 6.650 reclamações foram registradas contra a empresa na plataforma consumidor.gov.br, mas não foram atendidas. A cia foi excluída da plataforma, mas as reclamações continuam visíveis aos consumidores.

Nas últimas semanas, foi anunciada a venda da companhia aérea para uma empresa brasileira, a Baufaker Consulting, mas o negócio foi suspenso devido ao bloqueio de bens do Grupo Itapemirim.

Via: CNN.  

Leia também
Novas regras de diárias em hotéis entram em vigor no Brasil

Quem tem viagem marcada precisa ficar atento. Entraram em vigor novas regras que padronizam o…

Greves na Europa podem afetar voos no Natal e Ano Novo; veja países e datas

Quem tem viagem marcada para a Europa no fim de 2025 precisa ficar atento. Greves…

Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…