ANAC revoga autorização para operar voos da ITA Transportes Aéreos
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revogou a autorização de exploração de serviços aéreos no país da Itapemirim Transportes Aéreos, ou ITA Transportes Aéreos.
O Certificado de Operador Aéreo (COA) da empresa também foi revogado em caráter definitivo. Ele havia sido suspenso no dia 17 de dezembro de 2021, quando a ITA anunciou a suspensão de suas operações aéreas subitamente, prejudicando centenas de viajantes com voos marcados para a temporada de festas de fim de ano e férias de verão.
No início de 2022, a ANAC já havia proibido a companhia aérea de vender novas passagens aéreas. A cia foi notificada a prestar atendimento a todos os passageiros prejudicados pelos cancelamentos, bem como reembolsá-los devidamente.
No dia 4 de maio, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) condenou a ITA a pagar uma multa de R$ 3 milhões por não ter prestado os serviços requisitados devidamente. Mais de 6.650 reclamações foram registradas contra a empresa na plataforma consumidor.gov.br, mas não foram atendidas. A cia foi excluída da plataforma, mas as reclamações continuam visíveis aos consumidores.
Nas últimas semanas, foi anunciada a venda da companhia aérea para uma empresa brasileira, a Baufaker Consulting, mas o negócio foi suspenso devido ao bloqueio de bens do Grupo Itapemirim.
Via: CNN.