ANAC revoga sanção e Aerolíneas Argentinas retoma expansão no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil anunciou terça-feira (dia 19/8) a revogação da sanção administrativa que limitava a Aerolíneas Argentinas de ampliar suas operações no país.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, autoriza a companhia aérea argentina a abrir novas rotas, aumentar frequências e estabelecer novas bases operacionais em cinco aeroportos brasileiros: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

O que motivou a sanção?

Em junho deste ano, a ANAC impôs restrições à Aerolíneas Argentinas devido a “não conformidades” detectadas em fiscalizações realizadas pela agência.

A companhia foi proibida de criar novas bases de operação no Brasil e teve restrições de incremento em voos nesses cinco aeroportos.

A ANAC afirmou que a ação buscava garantir a conformidade regulatória e a segurança do transporte aéreo.

Regularização e retomada das operações

De acordo com a Aerolíneas Argentinas, as irregularidades apontadas pela ANAC eram de caráter exclusivamente documental e estavam relacionadas a processos protocolados antes de 2023.

A empresa enfatizou que não houve questionamento sobre segurança operacional ou qualidade dos serviços prestados. Após ajustes realizados pelas equipes técnicas da companhia em menos de 60 dias, a ANAC revogou a restrição, permitindo à empresa retomar seus planos de expansão no Brasil.

Importância do mercado brasileiro

O Brasil é o principal mercado internacional da Aerolíneas Argentinas, com 88 voos semanais conectando a Argentina a sete cidades brasileiras.

A flexibilização das restrições abre espaço para que a empresa avance em novos planos de expansão, especialmente voltados para o aumento das conexões diretas com o Brasil.

A companhia reforça seu compromisso com o cumprimento regulatório e com as autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais, operando sempre com os mais altos padrões de segurança e qualidade em todas as suas operações.

Com a revogação da sanção, os passageiros brasileiros podem esperar mais opções de voos para a Argentina, com maior flexibilidade de horários e destinos. Além disso, a expansão das operações da Aerolíneas Argentinas contribuirá para o fortalecimento dos laços turísticos e comerciais entre os dois países.

Leia também
Brasil bate recorde e transporta 11,6 milhões de passageiros em julho

O setor aéreo do Brasil alcançou um marco inédito em julho de 2025: foram 11,6…

EUA passam a avaliar redes sociais de candidatos a visto em busca de “antiamericanismo”

Viajar para os Estados Unidos continua no topo da lista de desejos de muitos brasileiros,…

83% dos brasileiros compartilham o mesmo medo quando viajam para o exterior

Viajar é incrível, mas também pode trazer alguns imprevistos que tiram o sono de qualquer…