Anvisa pretende liberar autoteste de COVID-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está trabalhando para regularizar a permissão de autoteste de COVID-19 no Brasil.
Os técnicos da ANVISA trabalham em uma resolução que precisará passar pela aprovação da Diretoria Colegiada do órgão. Normalmente, os diretores se reúnem para votar textos como esse, mas, por conta da urgência, a resolução pode ser publicada “ad referendum” para passar a ser válida.
Dessa maneira, a regulamentação poderia chegar a ser validada ainda nesta sexta-feira (14). A agência quer que a divulgação ocorra até a próxima semana, mas a data da publicação ou votação do documento ainda está em discussão na agência.
Autoteste de COVID-19 no Brasil
Os testes atualmente são realizados em clínicas de saúde, farmácias e serviços públicos, além de pontos de testagem em alguns aeroportos movimentados. A circulação da variante ômicron no país elevou a demanda de testes, dificultando o atendimento à demanda.
Os autotestes já são utilizados em outros países para que as pessoas possam fazer testagens em casa. No Brasil, no entanto, eles não são permitidos por conta de uma resolução da ANVISA de 2015. Assim, é necessário que o Ministério da Saúde proponha uma política pública para liberar a entrega de exames à população geral.
O ministério solicitou, na última quinta-feira (13), a liberação do teste depois de sofrer pressões por conta do aumento de número de casos de coronavírus. Os autotestes podem ajudar a reduzir a pressão nas instituições de saúde.
Quem detectar contaminação pelo coronavírus com o autoteste deverá procurar atendimento em uma unidade de saúde ou teleatendimento para confirmar o diagnóstico e receber orientações, segundo o ministério.
Via: Folha de SP.