Arranha-céus de Nova York estão afundando a cidade, indica estudo

O geólogo norte-americano Tom Parsons, do United States Geological Survery, agência governamental que trabalha com geologia e outros campos do conhecimento, fez uma descoberta incrível sobre Nova York. Um dos principais destinos turísticos dos EUA está afundando!

Em razão dos inúmeros arranha-céus nova-iorquinos, a cidade está sofrendo um afundamento de 1 a 2 milímetros por ano. Esse processo pode resultar em mudanças geológicas e ambientais.

Um dos riscos imediatos são inundações, principalmente em áreas costeiras e fluviais e situadas próximas a lagos. Com o afundamento da cidade, Nova York vai ficando mais próxima do nível do mar. Cada arranha-céu construído colabora para essa realidade, uma vez que peso sobre a terra pressionada aumenta.

Os sistemas de transporte, energia e abastecimento de água também estão suscetíveis à sofrer alterações nos próximos anos. Dessa forma, a entrega dos serviços básicos para os mais de 8,5 milhões de habitantes da metrópole gradualmente piorará. Esses sistemas poderão, ainda, oferecer riscos à saúde dos moradores.

Como foi feito o estudo?

Parsons e seus colegas da Universidade de Rhode Island calcularam a massa acumulada dos mais de 1 milhão de edifícios de Nova York. O resultado foi 764 milhões de quilos.

O próximo passo da pesquisa foi dividir a cidade em grades de quadrados de 100 por 100 metros e converter a massa dos edifícios em pressão. Somente a massa dos arranha-céus foi levada em conta, excluindo calçadas, postes de luz, ferrovias, estradas, entre outras estruturas.

Ainda que tenha limitações, os novos cálculos atualizaram as estimativas anteriores, ajudando os pesquisadores a terem uma ideia mais exata do que está acontecendo na cidade.

As autoridades locais de Nova York não se manifestaram em relação às descobertas do estudo.

Via: Mídia Ninja.

Leia também
Companhias aéreas remarcam voos para o Rio Grande do Sul sem custo; confira detalhes

As companhias aéreas estão remarcando ou cancelando voos para o Rio Grande do Sul sem…

De filmes da Disney e X-Men a celebridades: Airbnb cria nova categoria de “acomodações icônicas”

O Airbnb iniciou uma nova fase do seu negócio de hospedagens: a partir de agora,…

Número de passageiros em voos cresce 15,3% em 2023

O número de passageiros de voos domésticos e internacionais no Brasil cresceu 15,3% em 2023,…