A hospitalidade dos moradores locais é importante tanto para viajantes nacionais que vêm de outros estados e cidades quanto viajantes internacionais. Afinal, turistas retornam para destinos onde se sentem bem-tratados, não é mesmo?
O Brasil tem fama de ser um dos países mais hospitaleiros do mundo, atraindo turistas estrangeiros de todas as partes para conhecer as belezas do país e a simpatia do povo!
Alguns municípios brasileiros, no entanto, parecem fugir à regra, segundo uma pesquisa desenvolvida pela plataforma Preply.
As capitais mais rudes do Brasil
A Preply conversou com 1,6 mil moradores de 15 metrópoles brasileiras para determinar se a população local é, de fato, hospitaleira ou não. Foram considerados critérios como a conduta em ambientes públicos, cuidado com pedestres, uso de celular durante conversas, trato de funcionários de estabelecimentos, entre outros.
Com base nisso tudo, Goiânia foi escolhida pelos entrevistados como a cidade mais mal-educada do país. Entre os comportamentos dos moradores destacados na pesquisa estão o hábito de falar alto em ambientes públicos, não utilizar fones de ouvido em espaços abertos, não cumprimentar desconhecidos e não prestar atenção nos pedestres.
Em segundo lugar está o Rio de Janeiro e em terceiro, Porto Alegre. As principais reclamações sobre a capital fluminense são o barulho em ambientes públicos e a distração das pessoas no celular. Já a capital gaúcha conquistou a sua posição na lista em razão da falta de atenção dos moradores locais prestada às pessoas na rua.
Manaus apareceu na sexta posição da lista devido ao hábito dos moradores de permanecerem colados no celular em público.
Já Fortaleza, que conquistou uma posição abaixo da capital do Amazonas, foi considerada rude pela falta de hábito dos moradores de dar gorjeta aos funcionários de estabelecimentos turísticos.
Confira a classificação das capitais abaixo:
- Goiânia
- Rio de Janeiro
- Porto Alegre
- Salvador
- Belo Horizonte
- Manaus
- Fortaleza
- São Paulo
As capitais presentes nesta lista fazem sentido para você? Os fatores que determinam se um local é rude ou não são bastante subjetivos, então as opiniões de viajantes nacionais e internacionais podem divergir em vários pontos.
Via: Preply.