A Astronomy & Astrophysics, periódico científico europeu, divulgou na última terça-feira (15) um artigo sobre a recepção de ondas de rádio emitidas fora do nosso sistema solar.
O sinal teria vindo da constelação Boötes, ou Boieiro, no hemisfério celestial norte. A estrela mais famosa dessa constelação é Arcturus, a quarta mais brilhante do céu. Ela é quase sempre possível de ser vista à noite.
- VIU ISSO?! Feirão GOL é oportunidade RARA de viajar barato (e a última do ano) com passagens a partir de R$ 92
Já o planeta localizado em Boötes é o Tau Boötis, situado cerca de 50 anos-luz da Terra. Ele é comparado a Júpiter pelos astrônomos autores do artigo científico, embora tenha temperaturas mais elevadas que ele. É dele que as emissões de rádio teriam vindo, mas ainda não se sabe ao certo.
Para captar as ondas de rádio, a equipe liderada pelo astrônomo Jake D. Turner, da Universidade Cornell, usou um radiotelescópio holandês Low Frequency Array (LOFAR).
As emissões de Tau Boötis foram consideradas significativas, porém, muito fracas. “São necessárias observações de acompanhamento para termos certeza”, disse Turner.
Se forem realmente confirmadas, a captação dessas ondas poderá dar início a uma era de exploração de mundos muito distantes da Terra!
Via: Veja e Tecmundo.