Atrativo turístico de Paris ficará fechado por cinco anos
Um importante atrativo turístico parisiense será fechado por cinco anos. Entre 2025 e 2030, o Centro Pompidou de Paris deixará de receber visitas para uma reforma.
O Centro Pompidou é um super museu de arte moderna e contemporânea que recebe múltiplas exposições ao longo do ano, além de conter um acervo fixo. O local conta, ainda, com uma biblioteca, um espaço voltado aos estudos musicais e à criação industrial, e um cinema. É um ambiente voltado tanto para a apreciação quanto para o estudo e a criação de arte.
Idealizado em 1969 pelo então presidente Georges Pompidou, o estabelecimento só foi aberto em 1977. Na época, os arquitetos responsáveis pelo projeto, Richard Rogers e Renzo Piano, ponderavam criar um ambiente livre e aberto para os frequentadores.
- Confira ainda: 8 pacotes de viagem para viajar nas férias de julho 2023
Com a reforma de cinco anos, espera-se atingir as suas expectativas originais e realizar uma manutenção do prédio na sua totalidade. Após quase 50 anos de funcionamento, a estrutura apresentava marcas de desgaste e corrosão.
Embora o Centro Pompidou não possa ser ampliado devido à falta de espaço, uma área situada sobre a praça em frente será recuperada e se tornará útil novamente aos parisienses e viajantes.
Esse espaço terá um ambiente dedicado à criação de arte contemporânea e ao debate, um hábito comum dos moradores de Paris. Esse novo ambiente estará ligado aos novos cinemas e salas de espetáculos da construção principal.
Outras mudanças incluem um restaurante com saída para a rua, uma esplanada externa, áreas de leitura, espaços voltados à pesquisa e melhor acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
A parte do museu passará por uma reforma e abrigará o Atelier Brancusi, que hoje é uma área externa ao prédio principal, voltado às obras do escultor Constantin Brancusi. Para o topo do edifício, o plano é abrir um terraço de 1.500 metros quadrados para que todos possam apreciar uma bela vista de Paris.
Enquanto o Centro Pompidou estiver fechado, as exposições e projetos normalmente realizados pelo estabelecimento serão realocadas para o Grand Palais e o Louvre. O custo total da reforma, financiada pelo governo da França, será de 262 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão na cotação de hoje).
Via: Casa e Jardim.