‘Attenzione pickpocket’: 10 países europeus com mais casos de batedores de carteira
Uma mulher italiana se tornou famosa no TikTok ao avisar turistas sobre a presença de batedores de carteira em Veneza, destino tão movimentado que a prefeitura tem tentado frear o excesso de turistas há anos!
Os gritos de “Attenzione pickpocket!” e “Attenzione borseggiatrici!” de Poli Monica, de 57 anos, viralizaram na rede social de vídeos curtos nas últimas semanas. Nos vídeos gravados pela moradora, os batedores de carteira saem dos locais turísticos às pressas ao ouvirem o alerta da mulher. Em alguns, Poli Monica até acompanha o batedor de carteira para fora do local.
@neapolitantwitcher Attenzione pickpocket a venezia #pickpocket #attenzionepickpocket #attenzione #venezia #borseggiatrici ♬ original sound – Best Napoli Twitch
Os batedores de carteira são criminosos especializados em furtar pertences dos viajantes que, deslumbrantes com a nova paisagem, não percebem as ‘mãos leves’ desses indivíduos. Esta prática se tornou comum em alguns destinos europeus, como Barcelona e Madrid, na Espanha, e Paris, na França.
Normalmente, são levadas carteiras, relógios, celulares, joias, dinheiro e outros objetos pequenos. ‘Pick’, em português, significa ‘pegar’, enquanto ‘pocket’ significa ‘bolso’. Ou seja, pertences à vista ou que, pela experiência, se sabe que estão no bolso ou na mochila, são os principais-alvos dos pickpockters.
Destinos europeus onde há mais pickpocketers
A plataforma Quotezone.co.uk conduziu uma pesquisa para identificar os países europeus com o maior número de ladrões dessa categoria. As resenhas de viajantes sobre os países e, sobretudo, os pontos turísticos mais movimentados dos destinos foram analisadas para formar o ranking.
Os países com maiores casos de ‘pickpocketing’ na Europa são:
- Itália (com destaque para as regiões do Coliseu e Fontana di Trevi, Panteão de Roma)
- França
- Holanda
- Alemanha
- Grécia
- Espanha
- Portugal
- Turquia
- Irlanda (com destaque para as redondezas da Guiness Storehouse)
- Polônia
Conselho para turistas
O CEO da Quotezone, Greg Wilson, aconselha que turistas estejam sempre em alerta em suas viagens à Europa.
A atenção deve ser redobrada em pontos turísticos populares, onde centenas de pessoas se espremem em um único lugar e é fácil, para os batedores, diferenciar quem é de fora e quem não é. Esses são os momentos perfeitos para eles tentarem furtar, de maneira silenciosa, objetos no bolso das roupas, bolsas ou mochilas.
Outra dica do CEO é verificar o que está coberto no seguro viagem antes de viajar para um dos destinos mencionados, ou se aventurar em pontos turísticos lotados de turistas. A maioria deles cobre o furto de documentos importantes, como passaportes, mas não cobra celulares ou dinheiro.
Em caso de furto, o viajante deve fazer um boletim de ocorrência para perda ou roubo de item na delegacia mais próxima. A Embaixada ou consulados do Brasil no país pode ajudar neste caso. O documento servirá de base para a reivindicação do objeto furtado.
Via: Travel Tomorrow.