A Finlândia é um dos destinos mais procurados para observar as belas auroras boreais. Faz sentido, então, que o país ofereça acomodações dignas para a observação do fenômeno da natureza.
As auroras se formam a partir do contato do plasma solar, gás eletrizado por partículas de elétrons e prótons, com a atmosfera e campo magnético da Terra.
O resultado desse fenômeno são espetaculares luzes verdes, rosas e roxas sobre o céu estrelado. Elas são visíveis no céu finlandês em cerca de 200 noites por ano. Os turistas que se deslocam até o país para observar as auroras ao longo do ano têm a opção de se hospedarem em iglus de vidro.
Iglus de vidro para observar auroras boreais na Finlândia
Essas acomodações estão situadas a quilômetros de distância das luzes urbanas dos grandes centros, as quais atrapalham a observação das luzes polares. Algumas são como iglus, enquanto outras têm uma cara de chalé tradicional de hotel.
A melhor época para fazer uma reserva é entre meados de agosto e o começo de abril, quando os céus noturnos estão mais escuros e límpidos.
O inverno na Finlândia é rigoroso. As temperaturas chegam a números negativos, então é preciso levar roupas adequadas para passear pela paisagem mais afastada da civilização. Embora o interior dos iglus com teto de vidro seja quentinho, o lado de fora é congelante!
As auroras boreais podem aparecer a qualquer momento entre às 11 da noite e duas da manhã, segundo informações do turismo do país. Por conta disso, viajantes devem ser pacientes se quiserem observar o espetáculo nos céus.
Cientistas confirmam que as cores são mais vibrantes nas lentes de aparelhos fotográficos. Isso porque os olhos humanos quase não conseguem ver a luz avermelhada que dá origem às auroras. Sendo assim, tanto a luz avermelhada quanto as demais cores são vistas com maior facilidade através de uma lente.
Alguns ‘iglus de vidro’ para observar as auroras boreais na Finlândia são: