Viajantes que sonham em conhecer o país da Oceania terão que esperar mais um pouco para viajar! A Austrália pretende manter as suas fronteiras fechadas até o final de 2022, conforme o pronunciamento desta sexta-feira (07) do ministro do Turismo Dan Tehan.
“É muito difícil determinar quando as fronteiras podem ser reabertas”, afirmou ele. A estimativa mais otimista do governo australiano é reabrir as fronteiras em meados ou até mesmo no fim de 2022.
O aumento de casos de coronavírus na Índia demonstrou para a Austrália a necessidade de manter as restrições de viagem e de fronteira para conter novas ondas de contaminação. Desde março de 2020, quando iniciou a pandemia de COVID-19 no mundo, o país estabeleceu medidas rígidas para controlar as suas fronteiras.
A Austrália também conduziu um rigoroso lockdown para erradicar a presença do coronavírus no território australiano. O resultado foi um sucesso, porém, cidadãos australianos que retornavam de viagens internacionais acabavam trazendo o vírus novamente para o país.
Ainda assim, o primeiro-ministro Scott Morrison afirmou que não manterá a proibição do retorno de cidadãos da Austrália após estadia na Índia. Atualmente, 9.000 australianos estão presos no país asiático.
“Esta medida, concebida de maneira provisória, vai expirar em 15 de maio”, disse Morrison.
Em relação à reabertura das fronteiras para viagens internacionais, o primeiro-ministro respondeu que “dependerá muito de como a pandemia mundial será administrada”.
- Veja também: Pacote de viagem Maceió + Maragogi + Porto de Galinhas 2023 a partir de R$ 799 por pessoa
Bolha Aérea entre Austrália e Nova Zelândia
Entrou em vigor, no dia 19 de abril, viagens entre Austrália e Nova Zelândia, criando uma bolha aérea entre os países vizinhos. A princípio, a decisão causou lágrimas e muitos abraços entre familiares separados. Agora, porém, a medida pode precisar de ajustes para controlar o fluxo de viajantes.
Nos últimos dias, foram detectados que dois passageiros vindos da Nova Zelândia estavam com COVID-19. Os passageiros pousaram em Sydney. Assim, os países estipularam uma pausa de 48 horas nas viagens aéreas entre os países. É provável que essas pausas se tornem rotina caso mais contaminações aconteçam.
Vacinação na Austrália
Somente 2,5 milhões de doses foram administradas na Austrália, que conta com 25 milhões de habitantes. Cada cidadão precisa de duas doses para ser imunizado.
Via: Estado de Minas.