O C919 é um modelo de aeronave chinesa que pretende competir com a Boeing e o Airbus. Na última segunda-feira (1º), a China Eastern Airlines assinou um pedido de compra de cinco aviões da Corporação de Aviação Comercial da China (COMAC, em inglês), proprietária das aeronaves.
Assim que forem adquiridas, elas serão utilizadas em rotas domésticas para Shangai, Pequim, Guangzhou, Shenzhen, Chengdu, Xiamen, Wuhan e Qingdao, além de outas metrópoles chinesas.
A companhia aérea já havia assinado uma carta deixando claras as suas intenções com a empresa em 2010. Devido ao atraso do processo de desenvolvimento dos aviões, a China Eastern Airlines precisou esperar.
- Confira ainda! 8 países para trabalhar como nômade digital
Após 13 anos de desenvolvimento, os aviões C919 finalmente estão em fase final de testes e aguardando regularização junto ao órgão responsável. A primeira aeronave deve ser entregue à companhia aérea ainda neste ano.
A COMAC recebeu mais de 800 pedidos provisórios, mas somente a China Eastern Airlines teve o pedido formalizado.
Aeronaves C919
O C919 possui alcance padrão de 4.075 km e alcance máximo de 5.555 km. Sua fabricação levou materiais e motores de alta qualidade, um feito inédito para aeronaves domésticas.
O desenvolvimento e subsequente operação deste modelo integra o plano de competir internacionalmente no setor de aviação.
A fabricante americana Boeing e a francesa Airbus são o duopólio no mercado de aviação comercial internacional. Com o C919, a China procura competir com as aeronaves Boeing 737 e Airbus A320, as mais usadas do mundo.
Em virtude da grande diferença de alcance do avião chinês em relação ao Boeing (6.700 km) e Airbus (6.500 km), espera-se que as suas tarifas sejam mais baratas.
Via: CGTN.