Avião supersônico pode viajar de Frankfurt a Sydney em somente 4h15

A startup Destinus, com base na Suíça, promete trazer de volta os aviões supersônicos!

O Concorde, avião supersônico de origem francesa e britânica, parou de voar em 2003. Nas décadas de 1970 e 1980, a aeronave era capaz de atingir uma velocidade de Mach 2, podendo voar entre Paris e Nova York em apenas 3h30.

A Destinus quer criar uma aeronave supersônica capaz de voar na velocidade Mach 5. Uma viagem de Frankfurt até Sydney seria concluída em apenas 4h15. O voo mais rápido entre os destinos é de 22 horas.

O projeto envolve o desenvolvimento de uma aeronave movida a hidrogênio, uma espécie de avião misturado com foguete. Até então, a empresa construiu dois protótipos e conclui com sucesso a fase de testes com ambas. O terceiro protótipo da aeronave, o Destinus 3, deve voar até o final deste ano.

Design

Foto: Destinus via CNN.

Os protótipos Destinus possuem o design de waverider, um design hipersônico concebido pela primeira vez na década de 1950, mas que nunca chegou a ser produzido.

A cada novo protótipo, a empresa refina o design para que ele se torne mais seguro, bonito e aerodinâmico. Daqui a 20 anos, por exemplo, é provável que o design dos supersônicos seja completamente diferente do original.

Até 2023, a empresa espera conseguir produzir uma aeronave de pequeno porte, com capacidade para 25 passageiros, para viagens executivas. Já em 2040, as viagens serão ampliadas para outras classes.

Combustível

Foto: Destinus via CNN.

A escolha do hidrogênio é simples: é uma fonte de energia limpa e renovável, além de ser mais barato produzi-la.

Como os motores a hidrogênio continuam em fase de desenvolvimento, a empresa cogita começar a testar aeronaves movidas a esse tipo de combustível somente em 2024. A expectativa é que o Destinus 3 consiga alcançar a velocidade supersônica usando hidrogênio como combustível.

Por enquanto, a Destinus utilizará um combustível de aviação convencional e, quando conseguirem atingir a velocidade de Mach 3, começão a introduzir o hidrogênio aos poucos.

Via: CNN.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…