Azul e GOL são autorizadas a voar com menos comissários de bordo

A Azul e a GOL vão poder operar temporariamente com menos comissários de bordo em seus voos. Em vez de quatro, as empresas poderão voar com três funcionários.

A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na última segunda-feira (17). Segundo as portarias do órgão, a medida foi adotada levando em consideração o recente e crescente aumento de contaminação por COVID-19, principalmente pela variante ômicron, não apenas entre os funcionários das companhias aéreas, mas no Brasil como um todo.

Para a Azul, a medida será válida até o dia 13 de março. Já a GOL poderá voar com menos comissários de bordo até o dia 14 de março. A relação dos voos com tripulação reduzida deverá ser informada à ANAC a cada 15 dias junto de outras informações pertinentes, como matrícula do avião, número do voo e hora da decolagem.

A LATAM realizou a mesma solicitação à ANAC e espera uma resposta do órgão. Somente nesta terça-feira (18), a companhia aérea precisou cancelar 43 voos, contabilizando 617 cancelamentos desde o dia 9 de janeiro.

Respostas das companhias aéreas

Segundo a Azul, a medida da ANAC é “um instrumento de auxílio à regularidade das operações aéreas”. Ainda assim, a companhia afirmou que fará somente uso dessa aprovação quando extremamente necessário.  A GOL também declarou que recorrerá à aprovação como “uma medida preventiva”. Mais precisamente, em voos que tiverem no máximo 150 passageiros.

Via: UOL.

Leia também
Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Sair da versão mobile