Azul e GOL são autorizadas a voar com menos comissários de bordo

A Azul e a GOL vão poder operar temporariamente com menos comissários de bordo em seus voos. Em vez de quatro, as empresas poderão voar com três funcionários.

A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na última segunda-feira (17). Segundo as portarias do órgão, a medida foi adotada levando em consideração o recente e crescente aumento de contaminação por COVID-19, principalmente pela variante ômicron, não apenas entre os funcionários das companhias aéreas, mas no Brasil como um todo.

Para a Azul, a medida será válida até o dia 13 de março. Já a GOL poderá voar com menos comissários de bordo até o dia 14 de março. A relação dos voos com tripulação reduzida deverá ser informada à ANAC a cada 15 dias junto de outras informações pertinentes, como matrícula do avião, número do voo e hora da decolagem.

A LATAM realizou a mesma solicitação à ANAC e espera uma resposta do órgão. Somente nesta terça-feira (18), a companhia aérea precisou cancelar 43 voos, contabilizando 617 cancelamentos desde o dia 9 de janeiro.

Respostas das companhias aéreas

Segundo a Azul, a medida da ANAC é “um instrumento de auxílio à regularidade das operações aéreas”. Ainda assim, a companhia afirmou que fará somente uso dessa aprovação quando extremamente necessário.  A GOL também declarou que recorrerá à aprovação como “uma medida preventiva”. Mais precisamente, em voos que tiverem no máximo 150 passageiros.

Via: UOL.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…

Sair da versão mobile