Impressionante: baixa vazão e seca atingem Cataratas do Iguaçu e mudam cenário, veja fotos

Um visual bem diferente marcou uma das Sete Maravilhas da Natureza e um dos principais pontos turísticos do país, as Cataratas do Iguaçu, localizadas em Foz do Iguaçu, no Paraná. O cenário normal, com as belas quedas d’água cheias e volumosas que impressionam viajantes de todas as partes do mundo, é com uma vazão de 1,5 milhão de litros por segundo. No entanto, na última quinta-feira (2) foi registrado a vazão de apenas 259 mil litros de água por segundo, e isso representa somente 17,2% da vazão normal, o que fez com que a paisagem mudasse completamente.

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a seca é a grande causadora do baixo nível de água nos reservatórios do Rio Iguaçu. Um segundo fator que também influencia o volume é a economia de água visando à produção de energia elétrica. O Rio atualmente comporta seis usinas hidrelétricas.

Nesta sexta-feira (3), o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu, encontra-se fechado para visitação como medida preventiva em meio à pandemia do coronavírus, e nós não encontramos a informação sobre quando ele irá reabrir.

Confira, abaixo, algumas fotos de como estão as Cataratas do Iguaçu hoje. Se você já estava presente no local, ficará ainda mais impressionado com a mudança radical na paisagem que está entre as mais belas do mundo.

VAZÃO EXTREMAMENTE BAIXA: FOTOS DAS CATARATAS DO IGUAÇU NA SECA

Foto: Parque Nacional do Iguazú (Argentina)
Foto: Parque Nacional do Iguazú (Argentina)
Foto: Parque Nacional do Iguazú (Argentina)
Foto: Parque Nacional do Iguazú (Argentina)
Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile