Praia Central de Balneário Camboriú está imprópria para o banho

A Praia Central de Balneário Camboriú, um dos destinos de praia mais populares de Santa Catarina, continua totalmente imprópria para o banho de mar, segundo o boletim divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Há nove semanas a praia, considerada a principal escolha dos turistas para o banho de mar, apresenta péssimas condições de balneabilidade. Uma praia é considerada contaminada quando uma grande quantidade de bactérias proveniente do despejo do esgoto doméstico é encontrada na água, elevando o risco de contração de doenças.

As demais praias de Balneário Camboriú – Laranjeiras, Estaleiro, Estaleirinho e o ponto localizado em frente à escola municipal da praia de Taquaras – se encontram em boas condições, segundo o IMA.

Problemas em Balneário Camboriú

Outro problema que tem deixado banhistas que visitam o destino frustrados é a falta de sol na praia central, em decorrência da barreira de prédios construídos à beira-mar. Os edifícios impedem que os raios solares cheguem à praia.

Para solucionar esse problema, no início de 2021, a prefeitura decidiu ampliar a faixa de areia da praia central. Deste modo, nove meses depois, em novembro de 2021, a faixa passou a ter 70 metros em vez de apenas 25, devolvendo aos banhistas a possibilidade de tomar banho de sol e se aquecer após o mergulho no mar. O alargamento também tinha como objetivo proteger a orla contra o avanço da maré.

Entretanto, em razão das chuvas fortes que atingiram Santa Catarina em dezembro de 2022, partes da área alargada cedeu.

Segundo especialistas, esse desmoronamento já era esperado, uma vez que Balneário Camboriú é uma cidade costeira. O destino sempre sofrerá problemas com as marés altas. A falta de estudos acerca dos efeitos da obra e a mudança do clima em razão do aquecimento global, resultando na elevação do nível do mar, acabou contribuindo para esse inconveniente.

Outras praias impróprias em Santa Catarina

O IMA analisou as condições de balneabilidade de 237 pontos ao longo de todo o litoral catarinense. Desses, 97 se encontram impróprios para o banho de mar. Somente na capital do estado, Florianópolis, 37 pontos apresentam péssimas condições de balneabilidade e devem ser evitados.

Para evitar contaminações que fazem mal à saúde, turistas que pretendem passar alguns dias nas praias catarinenses podem conferir a situação de cada local na plataforma do Instituto do Meio Ambiente.

Via: Engenharia 360 e Catraca Livre.

Leia também
De filmes da Disney e X-Men a celebridades: Airbnb cria nova categoria de “acomodações icônicas”

O Airbnb iniciou uma nova fase do seu negócio de hospedagens: a partir de agora,…

Número de passageiros em voos cresce 15,3% em 2023

O número de passageiros de voos domésticos e internacionais no Brasil cresceu 15,3% em 2023,…

SKY Airline retoma voos para Bariloche durante temporada de inverno

A SKY Airline, companhia aérea low cost, anunciou a retomada de voos para Bariloche, na…