Boeing, NASA e cia se juntam para estudar eficiência do combustível de aviação sustentável (SAF)

A Boeing, a NASA e a United Airlines firmaram uma parceria para estudar o combustível de aviação sustentável (SAF). O objetivo é mensurar a efetividade do SAF na redução do consumo de combustível e no impacto climático, visto que não há emissão de carbono.

A Boeing fornecerá uma aeronave modelo 737-10 para a United Airlines operar com SAF e o querosene de aviação (QAV) em tanques separados.

Enquanto isso, a NASA usará a sua aeronave DC-8 para medir as emissões produzidas por cada tipo de combustível. Esse modelo não é mais usado para transporte de passageiros nos Estados Unidos. A NASA o transformou em um laboratório aéreo para conduzir pesquisas desse tipo.

Satélites da NASA também captarão imagens dos rastros deixados pela aeronave. Essa análise é importante para entender como os rastros de condensação produzidos pelos combustíveis afetam o ar.

De modo geral, os pesquisadores da NASA querem entender como os combustíveis, os designs dos combustores dos motores e outras tecnologias podem reduzir o aquecimento atmosférico.

SAF

Em comparação aos combustíveis convencionais, o SAF tem capacidade de reduzir as emissões de carbono em até 85% ao longo do seu ciclo de vida. Ele é fabricado a partir de matérias-primas, como biomassa, óleo de cozinha, gases residuais e resíduos urbanos e agrícolas.

O SAF também produz menos fuligem, por isso, pode melhorar a qualidade do ar nos arredores dos aeroportos.

O setor global de transporte aéreo firmou um acordo para reduzir as emissões de carbono até o ano de 2050. A resolução foi aprovada na 77ª Assembleia Geral Anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, em inglês), em outubro de 2021.

Via: PR Newswire.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile