Um grupo do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), em conjunto com o especialista mundial em trilhas, Pedro Menezes, fez uma grande expedição no mês de julho para identificar e demarcar uma nova trilha no país, de acordo com o Campo Grande News.
A demarcação da trilha possui diversos objetivos: atrair pessoas apaixonadas por natureza para conhecer as belezas naturais desses estados e da Bolívia, reconhecimento histórico e cultural das regiões, e conscientizar a população geral sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
Como será a nova trilha?
A trilha fica entre a fronteira do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e a Bolívia. Com 45 km de comprimento, abrange o magnífico cenário da Serra do Amolar, próxima à divisa com o Mato Grosso, e duas reservas locais: a de Novos Dourados, ao sul, e a de Acurizal, ao norte. É um trajeto repleto de belas cachoeiras, desfiladeiros e visão incrível da planície pantaneira.
A trilha foi pensada para ser semelhante às experiências de trilhas de longo curso da Europa, cuja a finalidade é conectar diferentes unidades de conservação e não somente ser uma alternativa para o turismo. Em 20 anos, serão estruturados 18 mil quilômetros. Essa iniciativa deve movimentar dois milhões de pessoas a cada ano do projeto.
No site da Rede Trilhas, é possível encontrar mais informações sobre esta trilha em particular e as trilhas de longo curso brasileiras.
Via: Campo Grande News.