Brasileiros podem entrar nos EUA? E na Europa?
Você tem se perguntado sobre a permissão de viagem dos brasileiros para outros países? Muitas informações têm sido disseminadas ultimamente e o grande volume de notícias e restrições pode confundir. Por isso, esclarecemos algumas dúvidas abaixo!
- Veja também: Black Friday LATAM 2020, dicas sobre a mega promoção de passagens aéreas que vem aí
Brasileiros podem viajar para os Estados Unidos?
A regra para a entrada de brasileiros nos Estados Unidos é clara: está proibida a entrada de passageiros que saíram do Brasil ou que estiveram no país nos 14 dias antecedentes a viagem aos EUA. Existem algumas exceções, como residentes permanentes, cônjuges, filhos e irmãos de americanos.
Quem quiser viajar para os Estados Unidos deverá fazer uma quarentena de 14 dias em outro país cujas restrições não se apliquem antes de voar para solo americano. O México é um exemplo de país que pode acomodar turistas enquanto esperam o período para viajarem para os Estados Unidos.
Ressalta-se que a fronteira terrestre entre os países está fechada, ou seja, a única maneira de ir do México para os EUA é voando.
Brasileiros podem entrar na Europa?
Alguns países estão aceitando a entrada de brasileiros mediante alguns requisitos. Na Croácia, por exemplo, o passageiro brasileiro deve fazer quarentena de 14 dias e apresentar uma confirmação de hospedagem no país. A Irlanda e a Inglaterra também estão aceitando brasileiros, mas é necessário ficar em quarentena de 14 dias e apresentar um formulário de saúde na imigração.
Espanha
Brasileiros estão proibidos de entrar no país a turismo.
França
Brasileiros estão proibidos de entrar no país a turismo. Somente trabalhadores, estudantes e cônjuges, filhos e outros parentes de franceses podem entrar no país. Eles devem mostrar um resultado de um exame PCR, realizado em menos de 72 horas antes do voo, ou uma declaração juramentada atestando que não apresentam quaisquer sintomas da COVID-19.
Além disso, deve ser afirmado que não houve contato com pessoas contaminadas nos 14 dias anteriores ao voo. Caso não seja possível realizar o exame, os passageiros serão encaminhados para um centro de saúde no aeroporto, conforme o Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros.
Itália
De acordo com informações do Ministério da Saúde italiano, os brasileiros não podem visitar o país a turismo. Apenas por razões de trabalho, estudo, assistência médica, urgência, e retorno para a casa ou país de residência atual. Cônjuges, filhos, irmãos e demais parentes de italianos podem entrar no país se já tiverem conseguido a residência no país antes de 9 de julho de 2020.
Portugal
Apenas brasileiros que possuem dupla cidadania ou que tenham residência fixa na Europa podem adentrar Portugal para fins de turismo. No entanto, passageiros que não tenham residência fixa nem dupla cidadania e precisarem viajar ao país por motivos de saúde, de trabalho, de visita à família ou de urgência estão liberados.