Brasileiros podem realizar pagamentos com PIX no Uruguai

Mais um motivo para viajar para o Uruguai: viajantes brasileiros já podem efetuar pagamentos com PIX em lojas e restaurantes selecionados no país. A medida é válida para estabelecimentos em várias cidades turísticas, como Montevidéu e Punta del Este.

A partir da leitura, com um smartphone ou tablet, de um QR Code disponível nos estabelecimentos participantes, viajantes conseguem pagar a conta já em reais.

No momento do pagamento, é selecionada a moeda de cobrança e inseridos o valor e o CPF do cliente. A conversão em reais terá como base a cotação do câmbio em dólar.

Até o fim deste mês, é esperado que mais de 500 estabelecimentos uruguaios participem da iniciativa. Futuramente, ela deve ser ampliada para o Paraguai e para o Chile.

O pagamento com PIX no Uruguai se tornou possível graças a parceria da PagBrasil, empresa brasileira de processamentos de pagamento, com a Plexo, empresa uruguaia do mesmo segmento e responsável pela intermediação com o Brasil.

Por que Uruguai?

O Uruguai foi escolhido como o primeiro país a participar dessa novidade por receber muitos turistas brasileiros.

No último ano, o país bateu recordes do número de visitantes, recebendo mais de 2,78 milhões de viajantes brasileiros somente nos três primeiros trimestres de 2023. Somente no terceiro trimestre foram mais de 792 mil visitas.

Atualmente, o Ministério da Economia do Uruguai estuda a possibilidade de suspender a cobrança do IVA, o Imposto ao Valor Agregado, para pagamentos estrangeiros com o pix.

Via: Exame.com.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile