Brasileiros vacinados poderão viajar ao Catar a partir da próxima semana

O governo do Catar anunciou que brasileiros completamente vacinados, entre outros viajantes estrangeiros, vão poder entrar no país a partir do dia 12 de julho.

A medida foi tomada em razão do avanço do programa de vacinação no país. Cerca de 1.3 milhões de pessoas já estão totalmente vacinadas, o que corresponde a 54% da população total. Assim, o Catar decidiu permitir a entrada de viajantes internacionais totalmente vacinados (que já tomaram todas as doses necessárias do imunizante).

Requisitos de entrada para brasileiros

Brasileiros vacinados há, pelo menos, 14 dias poderão entrar no país. Mesmo com a vacinação, ainda será necessário apresentar o resultado negativo de um teste PCR para a COVID-19, realizado 72 horas antes do embarque no Brasil, e realizar outro exame na chegada ao país. O viajante deve arcar com as despesas dos testes.

As vacinas aceitas no país são: Moderna, Pfizer, AstraZeneca e Janssen. Todavia, viajantes vacinados com a Coronavac ou Sinopharm também serão aceitos contanto que façam um teste de anticorpos na chegada ao Catar.

Se o resultado do teste for positivo, significando que o viajante já tem anticorpos contra a COVID-19, ele poderá seguir viagem sem quarentena. Já se for negativo, deverá fazer quarentena de 10 dias e realizar outro teste PCR no nono dia do isolamento social.

Além disso, viajantes devem baixar o aplicativo Etheraz, fazer cadastro no app e enviar um comprovante de imunização em até 12 horas antes da chegada ao Catar. A autorização de entrada emitida pelo aplicativo deverá ser apresentada na imigração.

O comprovante de vacinação considerado válido para as autoridades do país deve conter um QR Code, nome igual ao do passaporte do viajante, datas de vacinação, nome da vacina utilizada, número do lote e selo oficial da autoridade responsável pela aplicação do imunizante. Esse documento deve ter validade de 12 meses.

Para saber mais sobre os requisitos de viagem, acesse o site do governo do Catar.

Via: Prontos Pra Voar e Ministério da Saúde Pública do Catar.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…