Butanvac: Instituto Butantan começa a produzir a nova vacina

Na última quarta-feira (28), o Instituto Butantan começou a produzir o primeiro lote de 1 milhão de doses da nova vacina contra a COVID-19, a Butanvac. Ela está sendo desenvolvida por um consórcio internacional.

O Butantan prometeu que até o mês de junho serão produzidas 18 milhões de doses da vacina! Até o dia 30 de junho, o Instituto espera entregar, ao todo, 40 milhões de doses. Antes que ela possa ser usada em pessoas, contudo, a vacina passará por uma fase de testes em humanos.

Solicitação de testes

O pedido para dar início aos testes foi enviado dia 26 de março à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O Butantan solicitou permissão para fazer testes de fase 1 e 2 em humanos, os quais vão avaliar a eficácia e a segurança da vacina.

Se o imunizante passar em ambas as etapas, já será possível pedir autorização de uso emergencial. O Butantan calcula que os primeiros resultados estejam disponíveis no começo de setembro caso a solicitação seja aprovada já nesta semana.

Por enquanto, a Anvisa espera que o Butantan complete a documentação necessária para a solicitação. Na última terça-feira (27), a Agência pediu mais alguns dados para dar continuidade à análise.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que o Instituto já está preparando a nova documentação, mas acha que a Anvisa tem informações suficientes para autorizar os testes da nova vacina.

Sobre a Butanvac

A Butanvac está sendo produzida na mesma fábrica onde é produzida a vacina contra a gripe. O processo de desenvolvimento utiliza ovos de galinha com o coronavírus inativado. Diferente das outras vacinas contra o coronavírus, o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) da Butanvac poderia ser produzido pelo próprio Butantan, sem necessidade de importação de matéria-prima.

A expectativa é que a vacina esteja pronta para ser utilizada a partir de julho de 2021. O Instituto Butantan quer disponibilizar 40 milhões de doses, além de produzir 100 milhões de doses por ano. 

Via: Agência Brasil.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile