Até 19 de setembro, três cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ficarão fechadas.
O fechamento se deu após o registro de 11 casos de COVID-19 nos moradores da comunidade Kalunga, local onde estão localizadas essas atrações turísticas. Além disso, teme-se que a movimentação do feriado prolongado de 7 de setembro colabore para o aumento de casos no maior território quilombola do país.
As cachoeiras fechadas são Candaru, Capivara e Santa Bárbara, uma das mais populares do Brasil. A Associação Kalunga Comunitária de Engenho II, responsável pela gestão das cachoeiras, entrará em contato com todos os visitantes com reservas já realizadas para visitação. Será possível remarcar a visita ou pedir reembolso.
É possível, ainda, que o fechamento das cachoeiras se estenda além da data inicial para garantir a saúde dos moradores da comunidade e dos visitantes que procuram a Chapada dos Veadeiros.
- Viu isso?! Feriados 2021-2022: CVC lança ofertas de pacotes de viagens, passagens aéreas e hospedagens
COVID-19 na Comunidade Kalunga
O primeiro caso positivo recente de COVID-19 na comunidade quilombola surgiu após um professor visitar Brasília. Ele foi isolado assim que os primeiros sintomas foram notados. Rapidamente, já foram identificados outros casos da doença. Atualmente, a comunidade possui cerca de 250 famílias, que totalizam 700 moradores.
Segundo a Prefeitura de Cavalcante, onde fica parte do território da comunidade Kalunga, os moradores apresentam sintomas leves e seguem o tratamento em suas residências.
Via: Metrópoles.