Na última terça-feira (14), um avião cargueiro da Lufthansa pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com 726 mil testes de coronavírus encomendados pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
A aeronave partiu da Coreia do Sul, fazendo escala no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, antes de seguir para o Brasil.
Os testes serão usados pelo governo do Estado de São Paulo para identificar e combater a doença. Segundo o diretor-presidente da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich, o desembarque ocorreu de forma segura no Terminal de Carga do aeroporto. A infraestrutura do local está sendo utilizada para auxiliar o país a suprir a demanda de equipamentos e medicamentos.
O laboratório do Butantan foi homologado pelo Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, para realizar os exames. A previsão do governo do Estado é importar um milhão de testes rápidos para aprimorar a capacidade de diagnóstico. Nos próximos dias, um segundo carregamento com mais de 550 mil testes, também vindos da Coreia do Sul, deve chegar ao Brasil.
Devido à pandemia de coronavírus, a quarentena, que iniciou no dia 24 de março na cidade de São Paulo, foi prorrogada até 10 de maio. Até o fechamento deste artigo, foram registradas 858 mortes no estado e 11.568 casos confirmados (atualizado em 18/04 às 15h15).