Canadá quer receber até 1,5 milhão de imigrantes até 2025!
O Canadá está apostando alto na imigração! O governo canadense anunciou um plano que pretende acomodar 500 mil imigrantes por ano até 2025. Ou seja, nos próximos três anos, 1,5 milhão de imigrantes chegarão ao país.
Esse plano acomodaria até oito vezes o número de residentes permanentes recebidos pelo Reino Unido, por exemplo.
A intenção é atrair estrangeiros para integrar a força de trabalho canadense e povoar cidadezinhas que estão perdendo a sua população jovem para os grandes centros, que oferecem mais oportunidades de trabalho. O crescente envelhecimento da população é outro fator preocupante, especialmente porque as gerações mais novas não querem ter tantos filhos.
- Confira ainda: 8 pacotes de viagem para viajar nas férias de julho 2023
Maior número de residentes permanentes da história
Por muitos anos, o Canadá tentou atrair residentes permanentes – imigrantes que têm o direito de permanecer no país indefinidamente. No ano passado, o país recebeu 405 mil desses residentes, sendo este o maior número de toda a sua história.
A imigração atualmente corresponde a praticamente todo o crescimento da força de trabalho canadense. Até 2032, espera-se que ela seja responsável por todo o crescimento populacional do Canadá, segundo um comunicado do governo.
Sistema de imigração do Canadá
O sistema de imigração do Canadá foi projetado em 1960. Ele consiste em uma somatória de pontos que dá preferência a imigrantes altamente qualidades, ou seja, que possuem capacidade de contribuir para a economia do país. É preciso, então, tem experiência profissional e qualificações acadêmicas.
Se um imigrante tem as qualificações necessárias para se mudar para o país, ele consegue ingressar na sociedade canadense com uma somatória alta de pontos. É possível fazer esse cálculo na página da imigração do governo canadense.
Será que vai dar certo?
Algumas localidades canadenses demonstram preocupação com a meta do governo. Quebec, por exemplo, afirmou que possui os seus próprios limites de imigração e não conseguiria aceitar mais de 50 mil estrangeiros por ano. Neste cenário, Quebec possui 23% da população do país e somente receberia 10% dos imigrantes.
- Veja ainda: Pacotes 2023 e 2024 com preços imperdíveis!
Cidades grandes, como Toronto e Vancouver, também demonstraram preocupação, uma vez que os preços dos imóveis em ambos os destinos são altíssimos. Os locais, que concentram cerca de 10% da população do Canadá, passam por uma forte crise de habitação.
Tudo indica que o plano de governo deverá ser bem avaliado para render bons frutos, levando em consideração os desafios de cada região do país.
Via: BBC.